Documento físico x documento digital: entenda as diferenças

Documento Fisico X Documento Digital Entenda Os Impactos No Dia A Dia Do Seu Negocio Post 1 - Contador em Goiás | Contec Contabilidade
Entenda os principais pontos de diferença entre o documento físico e o digital e de que forma utilizá-los adequadamente na sua empresa

Compartilhe nas redes!

Documento físico X documento digital: saiba quais as diferenças e como elas impactam no seu dia a dia

Entenda os principais pontos de diferença entre o documento físico e o digital e de que forma utilizá-los adequadamente na sua empresa

A rotina de uma empresa é composta por diversas atividades que precisam ser realizadas de forma minuciosa para que tudo esteja em ordem. 

Ou seja, é preciso se atentar aos processos, satisfação dos clientes, concorrência, tendências do mercado e novas tecnologias que vão surgindo e modernizando a forma de gerir um negócio. 

Neste cenário, os documentos digitais se fazem presentes como um recurso de extrema importância, portanto, é essencial entender como funcionam no que se diferenciam dos documentos físicos e de que forma impactam a sua rotina.

Documento físico x documento digital: quais as principais diferenças?

Com o avanço tecnológico, cada vez mais processos têm sido automatizados e diversos documentos têm sido digitalizados, como forma de economizar tempo, recursos e diminuir as agressões ao meio ambiente. 

Dessa forma, é de conhecimento comum a diferença nítida entre um documento que é físico e o que é digital, entretanto, você já pensou em quais são as principais diferenças geradas no dia a dia da sua empresa? 

Para evidenciar isso, vamos falar sobre cada possibilidade de forma individual. 

Documento físico 

Quando falamos do documento físico, trata-se de algo mais tradicional e presente principalmente em empresas com mais anos de mercado. 

Afinal, por muito tempo, notas fiscais, relatórios e tantos outros aspectos eram apenas físicos. 

Entretanto, este tipo de documento gera:

  • Impacto ambiental negativo; 
  • Acúmulo de papéis; 
  • Dificuldade de armazenamento; 
  • Custos com impressora, papel, tintas e afins;
  • Risco maior de perda de documentos; entre outros pontos. 

Sendo assim, por mais que ainda seja utilizado em algumas situações, a migração para o documento digital tende a ganhar cada vez mais força facilitando nos processos da empresa.

Documento digital

Já o documento digital proporciona muito mais facilidade e já é muito mais utilizado do que o documento físico em novas empresas, Startups e afins. 

Isso porque proporciona diversas facilidades, vantagens e soluciona os problemas que evidenciamos anteriormente sobre os documentos físicos.

Por meio do documento digital, é possível:

  • Diminuir o impacto ambiental; 
  • Armazenar na nuvem; 
  • Enviar documentos de forma mais ágil e rápida;
  • Diminuir custos; 
  • Menor risco de perda de documentos; entre outros. 

Devido a tudo isso, até mesmo órgãos como a Receita Federal têm investido cada vez mais nos recursos digitais para entrega de obrigações.

Entenda o impacto no seu dia a dia

Agora que já demos um panorama geral sobre documento físico x documento digital, vamos evidenciar o impacto no seu dia a dia. 

Com os pontos que mencionamos, é possível perceber que o documento digital proporciona muito mais facilidade, porém, é preciso ter as ferramentas necessárias para utilizar este recurso. 

Isso inclui sistemas, bons computadores, nuvem para armazenamento, certificado digital, entre outros.

Conte com quem pode te auxiliar!

Para fazer uso de recursos que podem solucionar problemas e facilitar a sua rotina, é crucial ter o suporte de quem pode te auxiliar. 

Afinal, ainda que os documentos digitais estejam ganhando cada vez mais espaço em relação aos físicos e representem uma grande facilidade, ainda é preciso ter muita atenção com cada detalhe, especialmente no que diz respeito ao cumprimento de obrigações fiscais.

Mas não se preocupe, pois você pode contar conosco para te auxiliar com tudo isto! Basta entrar em contato conosco pelo ícone do WhatsApp agora mesmo!

Fonte: Abrir Empresa Simples

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Gestão Financeira Empresarial (3) - Contador em Goiás | Contec Contabilidade

Gestão Financeira Empresarial: Dicas para Otimizar Seu Negócio

Gestão financeira empresarial: Dicas práticas para empresários melhorarem seus negócios Descubra como otimizar o controle financeiro do seu negócio com estratégias práticas e ferramentas essenciais, garantindo crescimento sustentável e maior lucratividade! A gestão financeira empresarial é um dos pilares mais

Precificação De Produtos - Contador em Goiás | Contec Contabilidade

Guia Completo de Precificação de Produtos: Aumente Seus Lucros!

Precificação de Produtos: Guia Completo para Empresários Aumentarem a Lucratividade e Competitividade Descubra como definir preços estratégicos para seus produtos e impulsionar a lucratividade do seu negócio com nosso guia completo de precificação. A precificação de produtos é uma das

Transforme A Saúde Financeira Da Sua Empresa Com Uma Gestão Eficiente! (1) - Contador em Goiás | Contec Contabilidade

Melhore a Saúde Financeira com a Gestão Fluxo de Caixa

Gestão Fluxo de Caixa: Melhore a saúde financeira da sua empresa com eficiência  Descubra como a gestão fluxo de caixa pode transformar a saúde financeira da sua empresa, garantindo mais estabilidade e crescimento sustentável. A gestão do fluxo de caixa

Otimização De Processos Para Empresas. Confira Dicas Essenciais - Contador em Goiás | Contec Contabilidade

Estratégias eficazes de otimização de processos para empresas

Otimização de processos: estratégias vencedoras para empreendedores Descubra dicas cruciais para melhorar a eficiência e impulsionar o crescimento da sua empresa A otimização de processos é uma maneira que muitos empreendedores buscam para aprimorar a eficiência e reduzir custos. Contudo,

Dicas Para Controlar E Reduzir Os Custos Operacionais Na Sua Empresa (1) - Contador em Goiás | Contec Contabilidade

Redução de custos operacionais: estratégias para sua empresa

Dicas para controlar e reduzir os custos operacionais na sua empresa Descubra estratégias eficazes para controlar e reduzir os custos operacionais da sua empresa de forma simples e eficiente! Controlar e reduzir os custos operacionais é uma prioridade para qualquer

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Descubra de uma vez por todas como regularizar a sua…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Modelo 5 Irpf 2024 - Contador em Goiás | Contec Contabilidade