Descubra todos os detalhes sobre imposto cumulativo e não cumulativo

O Que SÃo O Imposto Cumulativo E O NÃo Cumulativo Blog - Contador em Goiás | Contec Contabilidade

Compartilhe nas redes!

O que é imposto cumulativo e não cumulativo?

Saber o que é e as diferenças entre o imposto cumulativo e não cumulativo é essencial.

Se você ainda não sabe o que é um imposto cumulativo e não cumulativo, fique atento, é fundamental para todos os contribuintes entenderem de forma detalhada quais são suas características e exigências perante ao fisco.

O mundo fiscal e tributário tem diversos temos e leis que muitos empreendedores não entendem ou até mesmo nunca conheceram, entretanto, é fundamental que alguns fatores sejam conhecidos, para evitar que burocracias e complicações entrem na área tributária de suas empresas.

Principalmente porque quando se trata de imposto cumulativo e não cumulativo que podem afetar diretamente da qualidade e saúde tributária de uma empresa, então, entender os conceitos e saber exatamente como ocorrem dentro do seu negócio será muito importante para evitar impactos no desempenho.

Entre os diversos impostos que devem ser pagos pelas empresas existe o imposto cumulativo e o não cumulativo, saber sobre as suas diferenças e como impactam no dia a dia da sua empresa é de extrema importância para evitar problemas com a Receita Federal.

Então se o que você precisa é entender de forma simples a diferença entre esses tipos de impostos, prossiga no nosso artigo e confira todos os detalhes a seguir.

O que é imposto cumulativo?

 O imposto cumulativo, comumente chamado de imposto de cascata, é o tipo de imposto que incide sobre duas ou mais etapas no momento de realizar o movimento da mercadoria, sendo assim desde sua origem até o consumidor final, incluindo o imposto pago anteriormente.

Portanto, a alíquota incide sobre o valor total da fatura em todas as etapas da cadeia produtiva.

Por conta disso, o imposto cumulativo tem impacto na composição do custo e na fixação do preço que o produto é vendido.

Quando esse é o caso, a empresa em si não terá direito ao crédito tributário, ou seja, não poderá deduzir o valor pago na etapa anterior na etapa seguinte.

Isso significa que o imposto em cascata é o tipo de tributação que será incidida em todas as etapas intermediárias de sua produção e na comercialização do mesmo.

Sendo assim, você pode conferir como os principais exemplos de imposto cumulativo:

  • PIS e Cofins (para empresas optantes pelo Lucro Presumido);
  • Ex-CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).

Agora que você já conseguiu entender o que é e como funciona o imposto cumulativo, é preciso entender também o não cumulativo e suas diferenças.

E o imposto não cumulativo, o que é?

Imposto não cumulativo é o tipo de imposto que incide apenas sobre o valor adicionado entre uma transação e outra.

Portanto, na fase posterior do processo de produção ou comercialização, não incide o mesmo imposto pago anteriormente.

Nesses casos, diferente do imposto cumulativo,  a operação gera um crédito tributário para a empresa. Isso significa que, sim,  o contribuinte tem o direito de compensar, em operações futuras, o imposto que já pagou, como um crédito tributário.

O imposto não cumulativo tem mais exemplos para serem apresentados, diferente do cumulativo e  alguns exemplos de impostos são:

  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • PIS e Cofins (para empresas optantes pelo Lucro Real).

Basicamente, a principal diferença entre o imposto não cumulativo e o cumulativo é a criação de um crédito tributário que o primeiro possui e o segundo não, além também do acúmulo de impostos.

Entretanto, existem mais detalhes que você precisa ficar atento e que apresentamos a seguir.

Quais as diferenças entre o imposto cumulativo e o não cumulativo?

O principal ponto que você precisa se atentar é ao fato de que a forma de cálculo vai divergir entre os dois tipos de impostos durante o processo produtivo do que será vendido.

O que consequentemente vai acabar gerando uma diferença considerável quanto a arrecadação final por parte do poder público, já que nesse caso o imposto cumulativo terá uma receita superior e mesmo assim não vai gerar crédito tributário, isso ocorre porque ele incide sobre o valor integral de cada uma das operações de compra e venda envolvidas.

Importante destacar que o imposto cumulativo refere-se a empresas optantes pelo regime tributário do lucro presumido, enquanto o imposto não cumulativo é para as empresas optantes ao lucro real.

Deve-se observar também que a tributação do PIS e da Cofins evolui segundo o regime tributário da empresa. Se for em lucro presumido, são cumulativos; se for o lucro real, não são cumulativos.

Isso pode ter um grande impacto na receita e fazer uma grande diferença no valor dos impostos que a empresa deve pagar.

O que basicamente transparece a tamanha importância de ter uma boa contabilidade na hora de escolher o regime tributário correto para a sua empresa, visto que se a escolha for feita de forma equivocada a sua empresa pode acabar pagando altos valores que comprometem o financeiro do seu negócio sem realmente ter a obrigação disso.

É necessário, portanto, calcular taxas e impostos para entender qual é a melhor escolha, caso sua empresa hesite entre esses enquadramentos.

Tudo isso pode ser facilitado com o serviço especializado de profissionais contábeis, como nós da Contec Contabilidade.

Como a Contec Contabilidade pode ajudar você a facilitar a rotina tributária da sua empresa?

Agora que você já entendeu como funciona toda a burocracia envolvendo os impostos cumulativos e não cumulativos, deve ter percebido que não é nada simples garantir organização tributária, trabalhar e ainda cuidar de todas as pendências simultaneamente.

O que é normal para todo tipo de empresário que precisa resolver dezenas de pendencias diariamente e ainda garantir que a empresa siga em pleno funcionamento sem nada que comprometa a qualidade do serviço prestado ou produto vendido.

É por conta disso que nós, da Contec, somos especializados em serviços fiscais e oferecemos um suporte completo para os nossos clientes que precisam de ajuda para simplificar a rotina tributário de suas empresas com rapidez e principalmente com a segurança de que cada etapa foi cumprida seguindo as normas do fisco.

Então aproveite, tudo o que você precisa para ter uma equipe preparada e que entregue soluções efetivas para cuidar de todos os impostos da sua empresa e assim manter todos os seus ganhos em segurança sem pendências com a Receita Federal.

Clique aqui e confira como os especialistas da Contec Contabilidade vão ajudar você!

5/5 - (1 vote)

Para garantir todas as soluções de profissionais que sabem exatamente o que seu negócio precisa para prosperar, é só contar conosco, da CONTEC

Estamos localizados no Centro de Ceres – GO e adoraríamos tomar um café com você para conhecer o seu negócio. 

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Summary
 Descubra todos os detalhes sobre imposto cumulativo e não cumulativo
Article Name
Descubra todos os detalhes sobre imposto cumulativo e não cumulativo
Description
O que é imposto cumulativo e não cumulativo? Leia o artigo que preparamos até o final e saiba mais sobre o assunto!
Author
Publisher Name
Contec Contabilidade
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Duvidas Sobre Como Mudar De Contabilidade Veja Agora A Melhor Forma De Realizar A Troca Blog - Contador em Goiás | Contec Contabilidade

Troca de contabilidade: Saiba como realizar

Quando é a hora de realizar a troca de contabilidade  A troca de contabilidade não tem uma data estipulada para acontecer, no entanto, se a empresa estiver insatisfeita com o serviço ou valor, pode solicitar o cancelamento do serviço. A

Nao Comece 2023 Sem Fazer Um Planejamento Estrategico Veja Agora Ocmo Fazerde Maneira Certa Blog - Contador em Goiás | Contec Contabilidade

Planejamento estratégico 2023: saiba como fazer

Planejamento estratégico 2023: comece o ano com sua empresa de maneira correta O planejamento estratégico 2023 é a forma de medir o desempenho da sua empresa em prol de atingir suas metas e objetivos para o ano que vem.  O

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Treinamento de pessoal: como melhorar a produtividade de seu local…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top