Contec

Planejamento Financeiro: Saiba como tirar a sua empresa do vermelho

Não ter um bom planejamento financeiro e ver a sua empresa dando prejuízo, entrando literalmente no vermelho, é um verdadeiro pesadelo para muitos empreendedores. Uma das explicações mais comuns para que isso ocorra é a falta de preparo dos gestores do negócio. A determinação com a qual muitos empreendedores se lançam no mercado nem sempre vem acompanhada de um verdadeiro conhecimento do que é gestão e planejamento financeiro e infelizmente o resultado disso é ver as contas de suas empresas indo de mal a pior.

 

Saber fazer um Planejamento Financeiro e tirar a empresa do vermelho é o assunto tema do nosso post de hoje.

Sabemos que não se trata de uma tarefa fácil para nenhum empreendedor. É necessário muita disciplina, um planejamento financeiro impecável e a redução imediata de custos para começar a salvar sua empresa e tirá-la do vermelho.. Confira com a gente algumas dicas importantes sobre planejamento financeiro para tirar a sua empresa do vermelho.

1- Comece identificando quais são as causas do problema

Para começar a tirar a sua empresa do vermelho e colocá-la nos eixos, você vai precisar identificar os motivos que a levaram a sair tanto dos trilhos e a entrar nesse descontrole financeiro atual. Fazer um diagnóstico do que está errado é primordial para tomar as decisões certas e empreender as ações que verdadeiramente sanarão os problemas financeiros da empresa. Comece seu planejamento financeiro fazendo uma avaliação das finanças e dos problemas reais de organização e dívidas pendentes, mapeie criteriosamente todo o dinheiro que entra, todo o dinheiro que sai e quanto sobra como lucro no final ou quanto faltou e ficou como negativo.

2- O próximo passo é realizar um corte imediato de gastos

Esta etapa do planejamento financeiro é essencial, pois, após conhecer exatamente para onde está indo cada centavo da sua empresa, você vai precisar definir quais são as verdadeiras prioridades e cortar tudo aquilo que não seja realmente essencial para o resultado positivo do negócio, afinal, a meta de seu planejamento financeiro é tirar a empresa do vermelho, lembra?

Itens pequenos do cotidiano da empresa, como copos de plástico, materiais de escritório e até energia elétrica, precisam ser reduzidos. Como também todas as outras contas, tipo telefone, água e gás. Em cada área onde puder haver redução, ela é bem vinda e o incentivo ao uso mais eficiente desses recursos, precisa acontecer. Infelizmente também pode ser a hora de cortar alguns funcionários que não estejam empenhados em lhe ajudar a sair da atual crise pela qual passa a empresa ou simplesmente desempenhem uma função que pode ser dispensada ainda que provisoriamente.

Todos estes dados devem estar documentados de forma minuciosamente criteriosa em seu planejamento financeiro.

3- Integrar os setores da empresa também pode ajudá-la a sair do vermelho

Boa parte do sucesso de uma empresa depende da forma como estão coordenados os setores e os que neles atuam.  Principalmente em momentos de crise, uma integração é fundamental para manter a empresa forte, apesar dos problemas financeiros que podem ser temporários e são absolutamente superáveis. O importante é que todos tenham o conhecimento da realidade das contas, do fluxo de caixa e das perspectivas de gastos e arrecadações da empresa nesse momento de dificuldade.

Sendo assim, marque reuniões periódicas com seus funcionários e sócios, analise o planejamento financeiro e reveja as metas periodicamente.

4- Contratar um consultor de finanças também será de grande ajuda

O olhar de um gestor financeiro sobre o problema de sua empresa pode ser fundamental para tirá-la dessa situação. Este fator pode ser um sucesso pois, quem já está acostumado com a rotina da empresa, muitas vezes não consegue mais identificar muito bem o que está errado, e na maioria dos casos não tem ninguém na empresa com conhecimento suficiente para encontrar as soluções necessárias.

O gestor financeiro pode lhe auxiliar a montar um bom planejamento financeiro e assim tirar a sua empresa do vermelho.

Conclusão

Um bom planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer departamento de uma empresa. Seja para fabricação de produtos, comercial ou de atendimento ao cliente, planejar é essencial. Porém, o planejamento financeiro é crucial para a sobrevivência do negócio.

O afã dos gestores pelo sucesso empresarial pode gerar resultados financeiros catastróficos para o negócio.  Saber aplicar os dividendos é condição básica para a saúde financeira de uma empresa, e a maioria dos gestores acabam passando os pés pelas mãos neste sentido, por isso a empresa entra no vermelho.

Questões como impostos ou tributos, desenvolvimento de produtos , projeção de crescimento, pesquisa de mercado, marketing, dentre outros fatores, geram custos para a empresa. Por isso o planejamento financeiro é a bússola que vai nortear o futuro do seu negócio.

Montar um bom planejamento financeiro para tirar a sua empresa do vermelho não é uma tarefa fácil, mas é possível recolocar a sua empresa no mercado com todo gás  e voltar a ter êxito.

Nós da Contec queremos fazer parte do seu sucesso! Somos especialistas em gestão e planejamento financeiro. Venha tomar um café conosco, e vamos falar mais sobre como tirar a sua empresa do vermelho.

Um forte abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *