Respeito Ao Consumidor

É preciso entregar exatamente aquilo que prometeu com qualidade e excelência!

Você é um “profissional” que atua no ramo de vendas e costuma prometer mais do que pode cumprir, gerando grandes expectativas em seus clientes? Cuidado. Isso pode ser extremamente prejudicial tanto para você quanto para sua empresa. Vendeu, é preciso entregar exatamente aquilo que prometeu com qualidade e excelência!

A experiência do consumidor com seu negócio

A experiência do consumidor com seu negócio precisa ser a mesma todas as vezes em que ele for até seu estabelecimento adquirir algum produto/serviço. Ele pode se sentir enganado ou valorizado dependendo da maneira como sua empresa o trata.

Você não pode prometer nada que não possa cumprir pois, isso irá gerar uma frustração enorme em seu cliente. Fato é que qualquer empreendimento sempre tem algo que precisa ser aprimorado. Assim, a única coisa que sua empresa precisa ter constantemente é coerência.

As decisões que tomará sobre futuros negócios com seu empreendimento estão totalmente baseadas na primeira impressão que seus consumidores têm de você e de sua empresa. Então, o que fazer para garantir a idoneidade, credibilidade e respeito ao consumidor nas vendas?

Oferecer o melhor tratamento a todos os clientes

Não há nada que destrua a idoneidade e credibilidade mais rápido de sua empresa para com um cliente do que tratá-lo com desdém quando ele necessita de sua compreensão, apoio ou algum tipo de serviço.

Ao tratá-lo de qualquer forma, isto gera uma péssima sensação. Sensação esta, que dificilmente ou nunca irá embora. Assim, quando ele percebe que tem outra alternativa não pensará duas vezes antes de trocar você por outro fornecedor. Sem contar que com uma questão de tempo o seu concorrente perceberá e descobrirá como tratar com respeito nas vendas os consumidores que você maltrata.

Manter ou melhorar a qualidade

Outra forma de respeitar o consumidor nas vendas é entregando exatamente o que prometeu com qualidade e excelência. Algumas empresas fazem uma incorreta gestão de redução de custos que resulta na queda perceptível na qualidade dos serviços e produtos.

Ou seja, os produtos que aparentemente são bons como eram de costume, rapidamente deixam de funcionar ou não funcionam corretamente porque o fabricante fez uma economia de 0,2% em seu custo total pelo uso de materiais com qualidade inferior.

Outro exemplo é quando você está acostumado a ir a determinado restaurante que gosta e se depara com uma refeição de péssima qualidade ou recebe um péssimo atendimento que antes não existia.

Quando estes tipos de problemas acontecem, o seu cliente sente isso imediatamente e deixa de acreditar em sua idoneidade e credibilidade considerando ainda como um desrespeito ao consumidor. E será que ele está errado? A resposta é – NÃO! Pois, se você vende tem que entregar exatamente aquilo que promete com qualidade e excelência.

O próprio Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi criado para fazer a relação fornecedor-cliente ser mais justa, vez que pessoas que adquirem produtos/serviços podem se sentir constrangidas dependendo de como estes suprem suas necessidades e expectativas. Dessa forma, você deve ter o CDC como um aliado de suas estratégias empresariais e não como um entrave às suas decisões.

Ser objetivo e sincero sempre

Oferecer o que os clientes desejam e necessitam não tem a ver com mágicas, mas sim em fazer seu processo de vendas como tem que ser feito, isto é, com objetividade e sinceridade sem ficar fantasiando demais o que você promete para não criar uma expectativa em seu cliente sendo que você mesmo sabe que não será capaz de atender.

Portanto, demonstre que sua empresa realmente possui idoneidade, credibilidade e respeito ao consumidor nas vendas. Siga com as regras constantes no Código de Defesa do Consumidor. Se você prometeu algo… cumpra conforme combinado e não frustre a expectativa de seu cliente.

E então? Será que sua empresa está cumprindo com todas as promessas feitas aos seus consumidores?

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Até a próxima!

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