Planejamento Tributário

Planejamento Tributário: A melhor opção para redução da carga tributária de sua empresa!

Você sabia que é possível reduzir a carga tributária de sua empresa?

Você sabia que uma das maneiras mais eficientes de reduzir os gastos de uma empresa é ter um planejamento tributário eficaz?

Pesquisas mostram que as empresas pagam, pelo menos até 34% de impostos sobre o lucro, porém, quem é empreendedor sabe bem que essa porcentagem pode ser bem maior se questões como taxas, encargos trabalhistas e outras obrigações forem postas na ponta do lápis.

É muito importante que uma empresa que tem intenção de reduzir gastos, tenha profissionais qualificados para fazer um planejamento tributário de qualidade.

Planejamento tributário nada mais é do que um gerenciamento feito por especialistas e que tem como foco o enquadramento adequado da empresa no melhor regime tributário e análise de medidas para a redução dos impostos e, como consequência, a manutenção adequada da saúde financeira da empresa.

Veja agora como é possível reduzir a carga tributária da sua empresa!

Simples Nacional

Este é um sistema simplificado e compartilhado de fiscalização, arrecadação e cobrança focado para a sobrevivência das micro e pequenas empresas.

Ele tem algumas vantagens, como uma administração mais simplificada e redução dos valores que devem ser recolhidos. Esse tipo de tributação é muito bem-vinda para os empreendedores com altas ou médias margens de lucro, despesas mais baixas e que tenham consumidores como alvo final.

O empreendedor que tiver interesse nesse tipo de tributo, precisa avaliar as regras para ver se encaixa nessa condição. Deve avaliar também se para o seu tipo de atividade este regime é compensatório, pois em alguns casos as alíquotas são maiores que a opção pelo lucro presumido. Consulte seu contador à esse respeito.

Lucro presumido

O lucro presumido é uma espécie de tributação simples, na qual fica definido a base do cálculo do imposto de renda dos empresários que não possuem obrigação de ser verificado por meio do lucro real.

Tendo o valor do lucro presumido é efetivado um cálculo das contribuições federais e dos impostos. Esse tipo de sistema é indicado para empreendimentos com margens de lucro reduzidas, folha salarial com um valor baixo e despesas operacionais menores.

Lucro real

O lucro real é um sistema tributário onde é considerado o lucro líquido que junta o período com ajuste de adições, exclusões, além de compensações expostas ou com a autorização da legislação fiscal.

Esse sistema é mais adequado para quem tem lucro menor que 32% da receita bruta, assim ele é bem mais útil para empresas de grande porte que tenham margens de lucro reduzidas, despesas altas, folha de pagamento baixa e despesas altas como energia elétrica, frete e locações.

Como faço um planejamento tributário

Em um planejamento tributário é necessário fazer a análise e a aplicação de várias ações em conjunto, que se referem aos negócios, atos jurídicos ou situações materiais que possuem uma carga tributária de menor valor e, portanto, trazem um resultado econômico maior, geralmente aplicado por pessoa jurídica, com o foco principal de minimizar a carga tributária.

É fundamental ter muitos cuidados para não fazer confusão com elisão fiscal, que é o planejamento fiscal, com evasão ilícita, que neste caso é sonegação.

Muitas vezes, o empresário está tão ansioso para fazer um planejamento tributário, que acaba se esquecendo de preocupações básicas sobre questões fundamentais, como ter o apoio de uma assessoria contábil, para que tudo fique dentro da lei.

Existe uma lei que autoriza que a autoridade administrativa desconsidere os atos ou negócios jurídicos feitos com a finalidade de disfarçar ou mascarar a ocorrência do fator que gera o tributo.

O empreendedor não pode, de forma alguma, se esquecer que planejamento tributário é uma medida de prevenção, por isso, deve ser feita antes da ocorrência do fato gerador do tributo.

Lembre-se que é muito importante que você valorize os profissionais de contabilidade que atuam no dia a dia em pró da sua regularidade fiscal. Isso é essencial, pois assim eles podem fazer um planejamento tributário de qualidade. Sempre tenha em mente, que são os contadores que possuem contato mais próximo, não só com a realidade da empresa, mas com as questões judiciais.

Percebeu como é bom ter um bom planejamento tributário? Se ainda tiver dúvidas, você pode entrar em contato conosco! Será um prazer falar com você!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by