Planejamento Empresarial

Os efeitos negativos da Falta de Planejamento Empresarial

Embora seja tentador deixar o seu negócio crescer “organicamente” e responder às mudanças de acordo com os gostos dos clientes e das tendências do mercado, esta abordagem não planejada pode prejudicar e muito a sua empresa. Elaborar um planejamento empresarial concreto ajuda você a direcionar sua empresa de forma positiva e impede prejuízos financeiros e existenciais que poderiam levar sua empresa à ruína.

Várias áreas de risco podem ameaçar seu negócio se você não tiver um planejamento empresarial adequado para monitorar problemas e resolvê-los em seus estágios iniciais.

Custos com a Folha de pagamento

A falta de um planejamento empresarial eficiente pode fazer com que você contrate novos funcionários cada vez que você tiver uma necessidade em um departamento. Se você não equilibrar essas necessidades com as condições financeiras da empresa para poder pagar esses salários, suas despesas com a folha de pagamento podem sair do controle. Em suma, você deve planejar o crescimento de sua empresa, de modo a justificar o aumento da folha de pagamento e certificar-se de que o plano inclui uma avaliação de custos eficiente para cada nova contratação. Isso irá lhe mostrará se os esforços e a produtividade dos novos funcionários estão pagando os custos e aumentando a rentabilidade do negócio.

Marketing Ineficiente

Investir em marketing pode parecer uma estratégia vaga se você não tiver um planejamento empresarial eficiente. A falta de planejamento de marketing faz você se sentir numa viagem sem rumo em busca de novos clientes.  Não segmentar seus esforços de marketing é o mesmo que ficar esperando para ver quem compra de você.

Por isso, é extremamente necessário que você realize pesquisas de mercado e identifique potenciais mercados-alvo e se posicione para atendê-los. Você também pode alocar fundos de marketing para cada público alvo e medir os resultados de suas despesas. Se você deixar de estruturar um plano de marketing, você pode desperdiçar muito dinheiro com uma abordagem publicitária generalista tentando conquistar qualquer tipo de cliente para o seu negócio.

A falta de Planejamento Empresarial gera Endividamento

É fácil imaginar que a cada novo projeto que você assume e financia, pagará por si mesmo os seus custos, trazendo dinheiro suficiente para pagar a dívida e ainda gerar lucratividade para a empresa. Na realidade, alguns projetos falham. Se você continuar a financiar projetos sem ter um plano orçamentário, você pode levar sua empresa à falência.

Parte de seu planejamento financeiro deve incluir o monitoramento da porcentagem de endividamento que sua empresa suporta em relação aos seus rendimentos. Sem esse plano, você com certeza, acabará rapidamente devendo mais do que você produz.

Desenvolvimento de Produto

Parte do seu crescimento empresarial depende da inserção de novos produtos ou serviços no mercado. E é preciso tempo para desenvolvê-los. Você precisa planejar detalhadamente como será a produção de um novo produto. Realizar pesquisas de mercado, verificar se existe demanda, fazer testes de marketing, experimentar diferentes recursos, examinar eventuais necessidades de financiamento e olhar como um novo produto se encaixa em suas ofertas globais. Se você não tiver um bom plano para o desenvolvimento de novos produtos, você pode desperdiçar dinheiro desenvolvendo produtos que não têm a mínima chance de sucesso. E além do prejuízo financeiro, você pode trazer um sério dano à reputação de sua marca por produzir produtos recusados pelo mercado.

Conclusão

Talvez você não sinta em curto prazo os efeitos negativos da falta de planejamento empresarial, porém em longo prazo você pode enfrentar problemas insolúveis e ter que fechar as portas de sua empresa.

Um planejamento empresarial adequado, não só ajudará sua empresa financeiramente, mas também solidificará a sua reputação e permitirá que você tome decisões certeiras caso as coisas não saiam como o esperado.

Pense nisso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by