Desafios De Abrir Uma Empresa

Os desafios de abrir uma empresa e como superá-los

Como abrir uma empresa e garantir o seu sucesso? Essa é uma pergunta cada vez mais recorrente para novos empreendedores.

Os desafios de abrir uma empresa não são poucos. Podemos citar a burocracia, a busca pela manutenção da competitividade e a gestão financeira eficaz.

Para deixar a situação ainda mais complicada, em meio à crise política e econômica que assola o país, mais e mais pessoas decidem empreender e iniciar seu próprio negócio, buscando fugir do modelo de trabalho convencional e fazer seus próprios horários.

Com isso, pode-se observar um aumento considerável na concorrência para diversos setores. É preciso encontrar um diferencial!

Contudo, se você já começou a pensar em como fazer a propaganda certa, captar os clientes certos e aprimorar as suas habilidades de gestão, espere.

Saiba que a contabilidade é um dos alicerces na hora de abrir uma empresa!

Hoje, vamos abordar:

  • Os benefícios da contabilidade para a abertura de uma empresa;
  • Os procedimentos que antecedem a abertura de uma empresa;
  • O início das operações.

SUPERANDO OS DESAFIOS DE ABRIR UMA EMPRESA COM A CONTABILIDADE

Os benefícios da contabilidade são muitos. Para compreendermos melhor a sua extensão, precisamos entender a sua importância.

Em qualquer empresa, o contador funciona como um grande aliado do empresário. Por compreender as obrigações contábeis que o setor demanda, é fonte de instrução para o empreendedor e se torna fundamental para garantir o equilíbrio financeiro do negócio.

Não só isso, mas também o que diz respeito a tomada de decisões, a condução de projetos e expansão dos negócios deve incluir um planejamento detalhado que, certamente, terá o auxílio do contador.

É comum, para um empresário de primeira viagem, pensar nos desafios de abrir uma empresa e tentar realizar o máximo possível de tarefas, a fim de economizar mais.

A curto prazo, funciona. Mas essa atitude causa um efeito dominó que, ao longo do tempo, prejudicará todos os outros processos, principalmente pela dedicação excessiva de tempo às tarefas que poderiam ser realizadas por outras pessoas.

O contador é uma dessas pessoas. Além do controle financeiro, o processo que antecede a abertura da empresa pode ser facilitado e agilizado, caso uma contabilidade especializada seja contratada para cuidar da burocracia que, acredite, é grande.

Um dos documentos necessários para que a sua empresa possa operar é o CNPJ, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Após obtê-lo, será preciso obter outras licenças, registros e outros documentos que podem variar, de região para região. Também será preciso realizar uma inscrição na Previdência Social.

As etapas burocráticas incluem:

  • Elaborar o contrato social;
  • Registrar o contrato social na Junta Comercial;
  • Obter o CNPJ;
  • Obter o alvará;
  • Fazer a inscrição na Secretaria da Fazenda;
  • Registrar-se na Previdência Social;
  • Solicitar autorização para emitir notas fiscais.

Ufa! Quanta coisa, não é? Já pensou como seria difícil realizar todas essas tarefas sozinho(a)? Por isso, a presença do contador é muito importante!

EVITANDO PROBLEMAS FUTUROS – O PLANEJAMENTO ANTES DE ABRIR UMA EMPRESA

Planejar é uma etapa fundamental, mas saber como fazer isso é imprescindível.

Por isso, vamos começar com o mercado!

Boa parte dos problemas enfrentados pelas empresas se resume a problemas decorrentes do planejamento errado ou inconsistente. Estamos falando da compreensão do mercado e dos possíveis clientes.

Para ter um maior entendimento do mercado em que você atua, o ideal é pesquisar. Entenda qual é a real situação do mercado e trabalhe em cima disso.

  • Quais as previsões para o ano atual e para o ano seguinte?
  • Quais são os maiores players no mercado e o que fazem?
  • Quem é o consumidor?
  • Qual a faixa etária do público-alvo, em média?
  • Quais suas necessidades e desejos?

Colher e entender esses dados farão a diferença, não só no processo de abertura, mas em toda a operação da empresa.

O PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O planejamento financeiro irá garantir que todos os investimentos estejam contabilizados. Assim, o empreendedor pode levantar a quantia necessária para abrir o seu negócio, já contando com o dinheiro necessário para efetuar a contratação de terceiros, incluindo uma contabilidade especializada, por exemplo.

Realizar essa etapa previne o desperdício de dinheiro, o que engloba gastos desnecessários e retrabalhos.

A DEFINIÇÃO DE UMA ESPECIALIDADE

Definir uma especialidade ajuda o empreendedor a direcionar seus produtos ou serviços de forma mais assertiva. Assim, você consegue especificar o público primário do seu negócio, para o qual os maiores esforços deverão ser direcionados.

A definição de uma especialidade também colabora para a solução de um dos piores desafios de abrir uma empresa: conseguir atrair clientes de forma eficiente.

Quando um negócio adquire uma especialidade, seus esforços serão direcionados para ela. Com isso, as chances dessa empresa se tornar uma referência na área em que é localizada são grandes.

COMEÇANDO A TRABALHAR

Com o início das operações, todo o processo burocrático pode ficar para trás. Agora, o plano de negócio deverá ser seguido e, com o passar do tempo, o empreendedor poderá identificar alterações a serem realizadas, caso necessárias.

Colher opiniões de clientes também é uma ótima forma de conseguir realizar melhorias e aprimorar os serviços.

Também será preciso trabalhar na sua comunicação. A sua marca precisa comunicar a sua especialidade para o cliente. Deve constar em folhetos, no site e em todo e qualquer material da empresa, de forma clara e precisa, o que você faz.

E essa é só uma das técnicas de marketing que o ajudarão a conquistar mais clientes. O ideal, para começar, é sempre prestar atenção ao seu cliente e garantir que os seus produtos ou serviços entreguem aquilo que você prometeu.

Dessa forma, sua clientela se manterá fiel a você e mais um dos desafios de abrir uma empresa será eliminado.

Posteriormente, você poderá considerar a contratação de uma empresa especializada em marketing.

Mas, lembre-se: a contabilidade será sempre fundamental, caso contrário, seus projetos envolverão riscos desnecessários!

Agora você já sabe quais são os desafios de abrir uma empresa e como solucioná-los. Aplique o que aprendeu e torne-se um empresário de sucesso.

Confira dicas para se tornar dono de um negócio lucrativo.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Contec. Será um prazer conversar e ajudá-lo.

Sucesso e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by