Segredo Das Mentes Empreendedoras

O segredo das mentes empreendedoras para o sucesso

Empreender é, sem dúvidas, arriscar. Significa deixar para trás um mar de dúvidas e mergulhar de cabeça nos sonhos e objetivos de ter o próprio negócio. Mas, qual será o segredo das mentes empreendedoras?

Muito se fala sobre o talento de empreender e como isso é algo presente em alguém desde o nascimento. Você certamente já ouviu a famosa frase “ele ou ela nasceu para fazer aquilo”, não é mesmo?

Mas será que o segredo das mentes empreendedoras está presente desde o nascimento ou estamos falando de algo que é adquirido ao longo da vida e que, por consequência, pode ser adquirido por todos?

As respostas para essas e outras perguntas você confere no artigo de hoje!

O SEGREDO DAS MENTES EMPREENDEDORAS É MAIS SIMPLES DO QUE PARECE

O segredo das mentes empreendedoras é muito mais científico do que mágico. Ainda que exista um talento nato que contribua para a formação de um empreendedor, isto é, o desenvolvimento de certas inteligências específicas que favorecem o ato de empreender, a ação por trás do empreendimento é muito mais complexa e depende de muitos outros fatores.

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Segundo a teoria de Howard Gardner, o cérebro humano funciona de uma forma bastante peculiar: algumas pessoas estão predispostas a se suceder em certas áreas, dependendo das inteligências predominantes.

Existem, ao todo, nove tipos de inteligência.

São eles:

  • Lógica;
  • Linguística;
  • Corporal ou Cinestésica;
  • Naturalista;
  • Intrapessoal;
  • Espacial;
  • Musical;
  • Interpessoal;
  • Existencial.

Vamos entender, de forma rápida, um pouco mais sobre as cinco inteligências mais importantes para um empreendedor, independentemente da área escolhida.

A inteligência lógica

Essa é a inteligência mais conectada ao raciocínio lógico e à facilidade de resolver problemas, sejam estes matemáticos ou não.

Sabe aquelas pessoas muito boas em matemática, que praticamente não precisam estudar e costumam quantificar tudo, o tempo todo? São pessoas com um índice bastante alto de inteligência lógica.

É predominante entre cientistas, acadêmicos, engenheiros, matemáticos e economistas.

A inteligência linguística

Relacionada ao domínio da linguagem e da comunicação, essa é uma parte fundamental da composição mental do ser humano. Está presente desde o nascimento e é desenvolvida até o fim da vida.

A comunicação através de palavras, gestos e escrita está sempre sendo aprimorada por fatores externos e internos e, por isso, faz parte de todos nós.

Entretanto, existem pessoas com um alto índice de inteligência linguística, cuja especialidade é voltada para aprender idiomas e se aprofundar em regras gramaticais, ortografia, utilizar gestos de forma a complementar e tornar a sua comunicação mais impactante.

É predominante em grandes líderes políticos, jornalistas e escritores.

A inteligência espacial

A inteligência espacial se resume à percepção do mundo e dos arredores. Pessoas que possuem essa característica costumam ser criativas e detalhistas, sempre muito preocupadas com a estética, simetria e harmonia de cores.

É predominante entre designers, publicitários, fotógrafos, arquitetos, quadrinistas e pintores.

A inteligência musical

Essa é mais uma daquelas inteligências que estão presentes na nossa vida desde cedo. Por ser parte da cultura de cada ser humano do planeta, ainda que com suas diferenças, a música é algo que pode ser ouvida por um bebê quando este ainda habita o ventre da mãe.

O cérebro reage ao estímulo da música de formas diferentes. Existem pessoas com uma predisposição para tocar instrumentos, identificar notas musicais e compor músicas com facilidade.

Essa inteligência é predominante entre músicos.

A inteligência intrapessoal

É essencial para o autoconhecimento. Através dessa inteligência, um indivíduo é capaz de tomar decisões e adquirir atitudes que o ajudarão a obter sucesso em suas atividades.

A inteligência interpessoal

Pessoas com essa inteligência possuem grande facilidade para o estabelecimento de relacionamentos. É uma característica presente em pessoas empáticas.

Predominante em grandes líderes e profissionais da psicologia.

QUAL É O SEGREDO DAS MENTES EMPREENDEDORAS?

Você, certamente, se identificou com uma ou mais inteligências descritas aqui. Contudo, não importa qual delas é a mais presente na sua vida, já que é possível praticar e adquirir habilidades que desenvolverão diferentes inteligências durante a sua vida.

O segredo das mentes empreendedoras está em saber como utilizar essas inteligências a favor de si.

Mais que isso, está em entender que o talento não é a parte mais importante na hora de empreender, mas sim o planejamento e o conhecimento estratégico, que é adquirido com base em estudos e pesquisas.

Portanto, se você quer empreender e descobrir o segredo das mentes empreendedoras, precisará se conhecer, identificar seus pontos fortes e investir em um mercado com demanda e que, de preferência, tenha a ver com as suas predisposições naturais.

Mesmo que a tarefa não seja fácil, o importante é persistir. Os maiores empreendedores do planeta não são pessoas que tiveram ideias geniais, mas sim pessoas com visão, capazes de transformar uma boa ideia em um negócio único.

Esse é o segredo das mentes empreendedoras!

Se você ainda possuir alguma dúvida, pode entrar em contato com a Contec. Será um prazer falar com você!

Aproveite e descubra 4 filmes que todo empreendedor deve assistir!

Sucesso e até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *