Pequena Empresa

O checklist definitivo de indicadores econômicos e financeiros de uma pequena empresa

A maioria das pequenas empresas são gerenciadas pelo próprio dono, tanto na parte financeira como comercial. Porém, se deve levar em consideração que para que a administração de uma empresa dê certo, é necessário que haja aplicação de técnicas do gestor e amplo conhecimento dos clientes e fornecedores.

Pelo fato de muitos empreendedores não possuírem essas características, acabam afundando financeiramente o seu negócio. Afinal, se a parte comercial do seu empreendimento não vai bem, a parte financeira também não permanece saudável e ao contrário também.

Para que você, empreendedor, analise melhor a sua parte econômica e financeira, veja o checklist com os parâmetros a seguir. Confira!

       1-Indicador financeiro – Análise Horizontal

A Análise Horizontal (AH), serve para demonstrar como se encontra a situação econômico-financeira do seu negócio, através da observação do progresso das contas (recebidas e pagas). Ele traz uma visão a partir da evolução histórica da cada uma, comparando valores de uma conta ou de um grupo delas, em variados exercícios sociais.

Esse indicador deve ser analisado como método integrante dos mecanismos da análise econômica da sua empresa.

      2-Indicador- Índices de Liquidez

contec

 

Segundo Assaf Neto (2007), esses índices medem a capacidade de pagamento da sua empresa, ou seja, qual a probabilidade de quitar dívidas de imediato. Esses aspectos se dividem em:

  • Liquidez Imediata – onde se verifica o caixa da empresa, contas bancárias e aplicações que podem ser resgatadas de imediato assim que preciso. Esse índice é definido dividindo o valor total imediato disponível pelo Passivo Circulante (que são todas as suas obrigações contábeis).
  • Liquidez Corrente – é quanto existe de Ativo Circulante (valores disponíveis ativos na empresa, ou seja, lucros sem contar com resgates) para pagamento de dívida a curto prazo. Para calcular esse índice, basta dividir o Ativo Circulante pelo Passivo Circulante.

No caso do índice acima, quanto maior o resultado, mais sua empresa é capaz de cobrir as necessidades do capital de giro.

  • Liquidez Seca – é a capacidade que sua empresa tem de saldar obrigações de curto prazo, desconsiderando a venda de estoque. Nesse caso, o empreendedor consegue saber quanto de ativo possui em seu empreendimento.

Pode ser calculado fazendo a subtração entre o Ativo Circulante e o Estoque e com o resultado dividindo pelo Passivo Circulante.

  • Liquidez Geral – considera curto e longo prazo, tendo como resultado quanto a sua empresa possui à disposição para cumprir com seus compromissos financeiros.

Deve ser calculado somando o Ativo Circulante com o Realizável a longo prazo e realizar a mesma operação separada com o Passivo Circulante e o Não Circulante. Após os dois resultados, divida o primeiro resultado pelo segundo.

        3-Indicador – Índices de Rentabilidade

Esse aspecto mede a capacidade financeira do seu negócio, observando o retorno sobre o capital investido. Veja alguns indicadores abaixo!

  • Margem Líquida – Mostra a lucratividade da sua empresa depois do pagamento de todos os custos, impostos e despesas. Ele é calculado da seguinte forma: Lucro Líquido dividido por Vendas Líquidas.
  • ROA (Retorno sobre o Ativo) – determina o potencial da sua empresa para reinvestir ou distribuir o lucro. Pode ser calculado assim: Lucro Líquido dividido pelo Ativo Total.
  • ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido) – serve para medir o ganho obtido pelo capital da empresa. Calcule da seguinte forma: Lucro Líquido dividido pelo Patrimônio Líquido.

Analisando de forma real todas as informações passadas no checklist (fazendo os cálculos como ensinado), você obterá respostas econômico-financeiras da sua empresa, analisando de forma completa qual é a situação contábil da sua parte financeira e em qual aspecto a sua gestão deve melhorar.

Essas e outras técnicas garantem resultados incríveis para o seu negócio! Junte-se a nós e tire suas dúvidas sobre esses e outros assuntos em primeira mão!

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by