Marketing Para Microfranquias

Marketing para microfranquias – nunca mais deixe de captar clientes!

Ter uma microfranquia pode ser uma excelente maneira de sair da crise econômica e obter uma nova fonte de renda. Porém, é preciso saber como atrair os clientes, algo que o marketing para microfranquias te ajudará a fazer muito bem.

Primeiro, é preciso que você analise todos os pontos positivos e negativos sobre ter uma microfranquia, começando pelo investimento inicial necessário para dar andamento no negócio, passando pelos aspectos administrativos e, finalmente, chegando às questões de divulgação e marketing.

O investimento inicial necessário para ter uma microfranquia é relativamente baixo. Baixo porque, se comparado com uma franquia normal, é muito menor! Com isso, os gastos são reduzidos e o empreendedor ganha um pouco mais de espaço no bolso para investir no seu novo negócio.

É claro que isso não é tudo. Afinal, não existem apenas vantagens – tudo tem o seu lado ruim! Os principais desafios para quem deseja adquirir uma franquia e ganhar dinheiro ao se tornar um franqueado incluem as relações complicadas com as franqueadoras, que, em algumas ocasiões, não prestam as instruções necessárias durante todas as etapas do trabalho ou falham de alguma forma na comunicação, o que pode trazer sérios prejuízos para todas as partes. Logo, o ideal é que o franqueado já tenha alguma noção de como funciona o mercado de franquias e microfranquias, a fim de não ser surpreendido.

Outro desafio é a liberdade. Quando o empreendimento é de completa autoria do empreendedor, é muito mais fácil investir em ideias próprias e outras inovações que achar melhor. Contudo, isso já não se torna possível quando o investimento é direcionado a franquias e microfranquias, já que estamos falando de uma marca já existente e com um modelo de negócios relativamente pronto. O modelo engessado de trabalho serve como um atrativo para alguns, que se sentem mais confortáveis com um trabalho que não envolve muitos riscos, por assim dizer. Para outros, essa limitação é prejudicial.

Voltando para o lado positivo: os gastos com publicidade são mínimos. Justamente por já se tratar de uma marca que possui algum peso no mercado, o empreendedor dificilmente terá que lidar com custos relacionados à publicidade ou marketing direto – isso costuma ser um trabalho da franqueadora.

Mas, e como eu capto clientes para a minha microfranquia?

Se você é ou deseja ser um dono de microfranquias e quiser aumentar a captação de clientes para o seu negócio, então deverá considerar investir no marketing para microfranquias. Isso ajudará de forma considerável na captação de novos clientes e na divulgação da sua franquia de forma individual.

O Marketing para microfranquias

O marketing para uma microfranquia pode ser realizado de várias formas diferentes. Vamos conferir as mais efetivas?

Marketing boca a boca

Sabe aquela história de que a melhor propaganda é a boca a boca? Isso é real. Vou te dizer o motivo!

Quando alguém de confiança te recomenda um produto ou serviço que é muito bom e pode solucionar os seus desafios, você automaticamente confia na opinião dessa pessoa, certo?

O mesmo funciona com os seus clientes. E a melhor forma de possibilitar que isso aconteça é oferecer um serviço ou produto de qualidade. Quando o que você faz é realmente bom, as pessoas veem isso e contam para os conhecidos.

Marketing Digital

Com o advento da internet, o marketing para microfranquias ficou muito mais fácil! Ter uma página no Facebook e em outras redes sociais que façam sentido, de acordo com o seu segmento, é uma excelente ideia!

Crie e compartilhe conteúdo de qualidade, aumente a relevância do seu negócio e mostre que você também está presente na internet. Só precisa se atentar à linguagem que o seu público utiliza para se comunicar na web.

Além disso, tenha um site!

O site é uma excelente forma de facilitar o acesso do seu público-alvo ao que você oferece. Tenha um website bem estruturado, de fácil navegação e com um carregamento rápido. Assim, o seu público conseguirá chegar até você, independentemente de onde eles estiverem ou do horário que acessarem as páginas.

Invista também na responsividade. A maior parte do público brasileiro utiliza smartphones e tablets para acessar a internet. Por isso, é importante pensar nessas pessoas e criar um site que se adapte ao tamanho da tela do usuário e sempre mostre todas as suas funcionalidades de forma limpa e simplificada.

Anuncie em revistas

Procure revistas, jornais e outros materiais impressos – principalmente aqueles regionais – para anunciar a sua franquia (materiais regionais são mais efetivos para franquias com um local físico)!

Se você utiliza todas essas estratégias, consegue ampliar o alcance do seu marketing e se permite atingir uma parcela muito maior do público que visa atender.

Agora, você já sabe como funciona o marketing para microfranquias. Aplique os aprendizados e tenha o sucesso!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Contec! Será um prazer te ajudar com todos os processos contábeis que precisam ser realizados para garantir o equilíbrio do seu negócio e possibilitar os investimentos sem riscos!

Por falar em marketing, você precisa saber como o marketing te ajuda a motivar seus clientes a comprarem mais!

Sucesso e até a próxima.

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