Crise Financeira

Mantenha seu negócio a todo vapor durante uma crise

Uma crise pode atingir qualquer pessoa ou qualquer empresa a qualquer momento, e geralmente isso acontece nos momentos mais inesperados. Por isso, neste artigo vamos lhe dar algumas dicas de como se preparar para o pior, para que o seu negócio possa sobreviver às crises que porventura se apresentem.

Empresários, proprietários de pequenas empresas não são imunes aos altos e baixos da vida pessoal ou empreendedora. Um súbito diagnóstico negativo de saúde, um divórcio ou um estresse financeiro imprevisto pode fazer um empresário se sentir isolado e desesperado. Quando um dono de uma pequena empresa chega a uma encruzilhada tão crítica as decisões tomadas podem ter efeitos profundos e duradouros sobre a empresa.

Sempre existe uma saída, uma esperança para se resolver um grande problema, mesmo quando se pensa que não há mais nada a fazer. Um empresário que almeja alcançar o sucesso, precisa ter ciência que existem muitas opções para se obter aconselhamento empresarial e assistência em gerenciamento de crises. Saber lidar com uma crise inesperada é fundamental para o empreendedor que deseja gerir uma empresa forte e sustentável..

Crises são Inevitáveis

Não há dúvida de que os problemas vão surgir, e dado o fato de que o dono de uma pequena empresa é responsável por várias funções críticas do negócio, este pode ser um momento estressante, pois, muita coisa pode dar errado.

Muitos problemas surgem no dia a dia de uma empresa, tais como, perda de propriedade intelectual, perda de relacionamento com os clientes, perda de informações legadas, perda de espírito colaborativo entre as equipes, conflitos na gestão, não conformidades na prestação de serviços ou fabricação de produtos,  perda de valor comercial, perda de fluxo de caixa, dentre outros. E se qualquer um desses problemas se tornar uma crise, a responsabilidade acaba recaindo totalmente sobre o proprietário da empresa.

Esteja preparado

A maneira mais assertiva de resistir a um contratempo é antecipando o potencial desastre antes que ele tenha a chance de acontecer. Quando os principais executivos e gerentes souberem exatamente o que fazer se você não estiver presente, eles poderão responder de acordo. E saber que existe um plano de contingência adequado para cada situação é muito reconfortante, tanto para os gestores, quanto para os demais empregados. Por isso, o planejamento ajudará a manter todos orientados, especialmente quando eles estiverem emocionalmente estressados. Caso contrário, a situação poderá se tornar altamente reativa e sair totalmente do controle.

Não ter um plano de contingência bem elaborado em sua empresa, pode até significar a perda total do seu negócio.

Compartilhe a carga

Procure a ajuda de conselheiros confiáveis ​​durante uma crise. Embora isso possa exigir um pouco de humildade e coragem, discutir o problema e conseguir uma visão clara sobre o que fazer é fundamental. Evite negar que existe um problema, e não tente convencer a si mesmo que você pode resolver seu problema sozinho e muito melhor do que outros poderiam fazer ao tentar ajudá-lo. Fale de seus problemas com empresários ou consultores mais experientes pois eles podem lhe fornecer opções viáveis para resolução. Muitos já passaram por crises até piores do que a que você está passando. Saber o que fazer é fundamental para manter sua empresa saudável..

Responda positivamente

Por sua própria natureza, as crises são negativas. Por isso, evite deixar a sua mente ser contaminada pelo pessimismo, isso porque a negatividade irá permear todas as áreas de sua vida, incluindo a sua saúde. Responda de forma positiva e celebre tudo de bom que acontece em sua vida, bem como as lições aprendidas e as oportunidades de crescimento pessoal e profissional que inevitavelmente resultam de uma crise.

Reconecte-se espiritualmente

A vida de um empreendedor é muito ocupada, e quando as coisas estão indo bem, nós tendemos a passar despercebido por muitas atividades e atitudes que enchem nosso espírito e nos trazem paz. Muitos de nós fazemos isso, até que o choque de uma crise nos atinge em cheio, e é aí que percebemos que perdemos de vista essas coisas. Muitas vezes a ansiedade da crise é o que nos leva a nos prostramos de joelhos. A reconexão espiritual nos ajuda a recuperar a nossa base, o nosso chão. Você pode fazer isso passando um tempo sozinho observando a natureza, pode também se dedicar a períodos oração diariamente ou praticar meditação. O importante é que você se reconecte espiritualmente para ter serenidade em momentos ruins.

Se reinvente se necessário

Se ocorrerem circunstâncias que retardam ou param os negócios, como uma crise financeira, por exemplo, considere reinventar seu negócio e até você mesmo. Se o dinheiro não está mais entrando, comece a observar para onde o mesmo está indo, e então considere mudar as engrenagens para que você esteja inserido no mercado certo.

As crises tendem a agitar as coisas e quase sempre haverão partes do seu negócio que precisarão de um tremor para que você acorde. Aproveite esta oportunidade para certificar-se de que seu negócio não apenas sobreviverá as crises, mas que sairá delas infinitamente maior e melhor por causa delas..

Muito sucesso e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by