Empreendedor

Guia Completo: Controle de finanças para novos empreendedores

Ser um novo empreendedor não é tarefa fácil. Além de muita força de vontade, o desafio do empreendedorismo requer muito mais que a total dedicação, requer certos cuidados e principalmente vontade de crescer.

Desse jeito, não basta ter uma boa ideia, cuidar de todos os detalhes é primordial para o bom andamento de qualquer negócio.

Embora muitos profissionais já saírem das instituições de ensino acreditando estarem preparados para o mercado empreendedor, na prática os resultados podem ser bem diferentes, o que requer uma maior análise, planejamento e controle de todos os processos empresariais, em primordial o financeiro.

Com isso, um Guia Completo: Controle de finanças para novos empreendedores, pode auxiliar a controlar suas finanças e pode também, ser a solução para desvendar esse mistério.

Vamos lá?

Controle de finanças para novos empreendedores: Utilize os recursos tecnológicos

Contabilizar nunca foi tarefa fácil. No entanto a tecnologia ajudou e muito a desenvolver essa rotina de modo simples e rápido.

Isso porque, com a utilização da tecnologia e os softwares de controle e gestão, basta apenas inserir valores e os mesmos se encarregam de desenvolver o restante, te trazendo resultados calculados com menor índice de erros.

Com isso, utilizar de recursos tecnológicos se tornou imprescindível para contabilizar de modo organizado e eficiente as finanças de sua empresa.

Controle de finanças para novos empreendedores: Traga praticidade para o seu dia a dia

Hoje em dia, muitos recursos vieram com as inovações tecnológicas. Com isso administrar o negócio próprio se tornou um pouco mais fácil para um empreendedor iniciante.

A tecnologia traz muitas praticidades, tais como: efetuar o pagamento de contas pela internet ou pesquisar por produtos, realizar comprar e recebê-las no conforto de sua empresa, contabilizar totalmente cada despesa e receita, realizando conciliação bancária instantaneamente, etc.

Enfim, para o empreendedor contemporâneo, é fundamental a utilização de softwares de gestão e organização de informações, para que se ganha tempo e ter maior controle das demais tarefas do cotidiano, se tornando assim, mais competitivo em seu mercado de atuação.

Controle de finanças para novos empreendedores: Registre todas as movimentações

Qual empreendedor nunca se deparou com aquela sensação de estar faltando valores em seu caixa? Isso ocorre por ter efetuado gastos sem contabilizá-los, principalmente os valores pequenos.

Os pequenos valores aparentemente são inofensivos, no entanto, quando acumulados podem representar uma grande diferença na hora de fechar a conta.

Exatamente por isso, principalmente no mundo empreendedor, registrar todas as movimentações é importante para se ter controle até dos menores gastos e garantir uma gestão eficiente do negócio.

Controle de finanças para novos empreendedores: Mantenha tudo sempre organizado

Manter-se organizado, é uma condição básica para qualquer pessoa em qualquer momento de sua vida. E quando o assunto é o controle financeiro empresarial, a organização é a chave principal para obtenção do sucesso.

Ter os documentos, planilhas, relatórios e todos os dados necessários para as tomadas de decisões mais importantes para o futuro da empresa, é fundamental para que as decisões sejam tomadas de modo assertivo e a empresa tenha um crescimento sustentável.

Controle de finanças para novos empreendedores:

Não confunda o lucro com remuneração

Esse é um dos principais erros do novo empreendedor. Geralmente no início das atividades comerciais de qualquer negócio, o empreendedor acredita estar ganhando com os lucros e acaba misturando “as bolas” e sangrando o lucro da empresa, aumentando de cara sua remuneração. Isso é um erro!

O lucro da empresa deve ser totalmente separado da remuneração mensal dos sócios. O empreendedor precisa ter em mente que, o lucro da empresa é para estruturá-la e torná-la mais competitiva em seu mercado de atuação. Sua remuneração pessoal vai aumentar gradativamente com o crescimento da empresa e uma posterior distribuição estruturada de lucros ao final de um exercício.

Controle de finanças para novos empreendedores: Administre continuamente o Fluxo de Caixa

Administrar continuamente o fluxo de caixa é totalmente relevante para o sucesso do negócio. Mantenha controle do mesmo, analise meios de melhorá-lo de modo a maximizar os lucros e diminuir os gastos.

Controle de finanças para novos empreendedores: Faça um planejamento estratégico

Quando se tem definido aonde se quer chegar fica mais fácil alcançar o objetivo. Isso porque ao traçar metas e angariar meios de como alcançá-las, o empreendedor consegue obter resultados mais rápidos dos valores e foco investidos.

Ter um planejamento estratégico é importante em todas as fases do negócio, no entanto no início das atividades, ele é imprescindível.

Controle de finanças para novos empreendedores: Conte com quem pode te ajudar

A grande maioria de novos empreendedores acredita conseguir cuidar das finanças sozinho e economizar com a contratação de um contador, por exemplo,  neste momento pode lhe parecer o ideal.

O que poucos entendem é que para fazer o dinheiro fluir é necessário primeiramente investir. Isso quer dizer que economizar não contratando profissionais especializados em gestão contábil e em controle de suas  finanças neste momento é uma economia ameaçadora ao futuro do negócio..

O contador é um profissional que está capacitado a analisar as finanças e traçar meios de maximizar os seus lucros empresariais, reduzindo os custos do seu negócio, através de técnicas de controle, como por exemplo, o Planejamento Tributário.

Por isso, seja qual for o momento em que sua empresa esteja, isto é, iniciando as atividades ou já consolidada, o contador é o aliado ideal para o sucesso do seu empreendimento.

Ele é verdadeiramente o especialista em controle de finanças para novos empreendedores!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by