Gestão Ambiental Em Sua Empresa

Como fazer Gestão Ambiental em sua Empresa

Você já ouviu falar de SGA?

Sistema de Gestão Ambiental…

Há algum tempo essa vem sendo uma questão discutida no cenário empresarial.

Hoje em dia o tema sustentabilidade ganha espaço e importância entre os assuntos administrativos das empresas.

A consciência ambiental é crescente na vida de todos, e com ela é possível avaliar o comportamento em sociedade e como isso reflete sobre o ecossistema.

O SGA deixa de ser conceito de atitudes reativas quanto à preservação do meio ambiente e passa a ser uma postura de preservação verde, buscando o equilíbrio entre o homem e a natureza.

Ações estratégicas podem além de contribuir para uma vida mais limpa e saudável, ainda trazer oportunidades de mercado e uma imagem positiva para sua empresa.

E você como empreendedor, sabe como implementar esse conceito em sua empresa?

Acompanhe as dicas que preparamos sobre: como Fazer a Gestão Ambiental em sua Empresa.

Benefícios ao implantar o SGA

Uma empresa para ser considerada Um empreendimento verde precisa seguir alguns pontos e isso requer investimento e cuidados.

Exige comprometimento de todos os setores na melhoria real dos processos produtivos.

No entanto, todas as mudanças necessárias para implantar a SGA podem trazer inúmeros benefícios e melhorias significativas em questões importantes dentro da empresa.

Além do marketing positivo que pode ajudar muito na promoção do nome da instituição no mercado outros pontos se destacam, são eles:

  • Redução do risco de acidentes ecológicos.
  • Diminuição na utilização de recursos energéticos, materiais e humanos.
  • Cumprimento da legislação ambiental.
  • Aumento motivacional e participativo dos colaboradores na gestão interna.
  • Diminuição na geração de resíduos.
  • Possibilidades de inovação nos processos já aplicados e como consequência, melhorias na execução.
  • Imagem da organização fortalecida junto à sociedade

Vale à pena lembrar que nos dias atuais a procura por produtos e serviços que venham de empresas que de alguma maneira, sejam conscientes e socialmente responsáveis, é comum e crescente.

Portanto, além de ser um empreendedor ecologicamente correto, estará agregando valor e gerando mais lucros a sua empresa.

1-Como fazer a gestão ambiental?

Passo a passo para implementação do SGA

  • 1-Identificar: Para sua empresa implantar e realizar o sistema de gestão ambiental precisa em primeiro lugar mapear todas as atividades realizadas e identificar quais são os impactos gerados por cada uma delas sobre o meio ambiente.
  • 2-Planejar: Devidamente identificados, agora se deve propor soluções para minimizar os impactos sobre meio ambiente, com base nas exigências legais de cada ramo de atividade.
  • 3-Informar: Assim será criada a Política ambiental da instituição, cujo foco é divulgar para os clientes internos e externos quais os passos a serem seguidos na implantação do programa.
  • 4-Formatar: Após a divulgação dos novos procedimentos, são criados planos e programas que darão condições para realização da política ambiental constituída.
  • 5-Avaliar: Nesse processo é feita a avaliação e classificação dos impactos das atividades no meio ambiente, além da verificação de requisitos legais de âmbito, municipal, estadual e federal relacionados aos processos produtivos da empresa.
  • 6-Agir: Assim a instituição deve definir as metas ambientais relativas à política adotada e estabelecer ações para atingir os objetivos.

Com a aplicação de todo o sistema de gestão ambiental a sua empresa atingirá muito mais que sustentabilidade e a preservação da biodiversidade, alcançará também economia, motivação e geração de lucros.

2323Aumentará o número de clientes da empresa e fortalecerá a relação com aqueles já consolidados.

Ser um empreendedor verde só trará resultados positivos para sua empresa, melhorando relações comerciais e aumentando a possibilidades de grandes negócios devido à ótima reputação ambiental.

Portanto, conviva em harmonia e ainda obtenha sucesso e crescimento!

O meio ambiente agradece!

Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *