Recrutamento E Seleção

melhore sua estratégia de recrutamento e seleção de talentos

 Existe um mito de que ‘ninguém tratará seus clientes melhor do que você, o dono da empresa. Isso não é verdade! Tudo vai depender de quem é contratado para ser o seu colaborador e sua linha de frente.

Os seus colaboradores são o que formam a sua empresa e para crescer é importante que não seja considerado quantidade ou tempo, mas a qualidade com que se cresce. Mesmo que demore um tempo a mais, é importante que você segure as pontas e espere para contratar corretamente.

Quem você deve contratar?

Para entender esse tópico e colocá-lo em prática é necessário que você tenha alguns fatores bem definidos, como:

  • Missão da empresa – define qual objetivo deseja atingir com sua empresa, o motivo de existir e o que vai proporcionar às pessoas em contato com a mesma.
  • Visão – propõe quais são as metas reais da empresa, porque elas devem ser atingidas e o que as inspira.
  • Valores – são os princípios que a empresa segue, se fosse uma pessoa física poderia dizer “caráter”, como é uma pessoa jurídica, é caracterizado como valores. Também é definido como: o que a empresa não está disposta a passar por cima para alcançar os objetivos.

Com os fatores acima bem esclarecidos, você consegue definir quem deve contratar. A verdade é que não existe uma pessoa certa para todos os empreendimentos, uma vez que cada empresa possui um objetivo e um valor diferente.

Pelos motivos apresentados acima é importante que você contrate profissionais com os perfis adequados à sua empresa e que tenham a mesma forma de pensar que você em relação ao negócio, alinhando os objetivos para todos seguirem em um só caminho.

Recrutamento como diferencial

O mercado está cada vez mais competitivo, por isso as empresas atualmente estão investindo expressivamente no recrutamento para montar uma equipe vencedora, uma equipe que tenha um diferencial dos concorrentes.

Contratando o perfil ideal, você consegue ser diferente dos seus concorrentes. Também é importante analisar outros fatores, como por exemplo:

  • Qualidades – o que esse profissional pode agregar com cada uma delas;
  • Defeitos – são os pontos de melhorias que você, como gestor, deve desenvolver no seu profissional;
  • Experiência – analisar se os conhecimentos desse profissional vai agregar na sua empresa ou ajudar futuramente no crescimento.
  • Conhecimentos técnicos – dependendo do seu ramo de atividade é importante que você escolha o profissional com a faculdade, curso técnico, linguagem ou qualquer outro tipo de educação adequada a necessidade.
  • Liderança – nem todos os que você vai contratar têm esse espírito de líder, mas é importante saber quem é ou não é. Em sua equipe, tem que haver no mínimo um líder para um determinado número de pessoas.

Com essas informações monte então a sua estratégia.

A estratégia na seleção de pessoas

 

contec meio

Enquanto está analisando os perfis dos seus colaboradores, crie a estratégia de equipe. Para que isso se torne mais claro para você, empreendedor, pense da seguinte maneira: no xadrez existem várias peças e cada uma delas tem uma importância diferente e uma função diferente. Elas têm qualidades únicas e pontos fracos únicos também.

Nesse exemplo o xadrez é a sua equipe, ou seja, não adianta contratar todos com o mesmo perfil, pois sempre haverá um buraco e essa não será uma equipe interessante para o crescimento da empresa.

Você deve montar uma equipe estrategicamente, levando em consideração os pontos de melhorias e todos os outros fatores já apresentados nos tópicos anteriores para que haja um complemento de ideais e de objetivos.

Portanto, se um colaborador é mais técnico, o outro tem que ser mais simpático. Se um é mais vendedor o outro tem que ser mais organizado ou financeiro. Complemente as qualidades e combine os pontos de melhorias que alguns têm, com as qualidades e pontos fortes de outros!

Quer melhorar suas estratégias empresariais com mais dicas como essas? Nos procure!

Desejamos tudo de bom e sucesso nos negócios!

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