Planejamento é Investir No Seu Negócio

Descubra por que investir em planejamento é investir no seu negócio!

Você sonha em abrir o seu próprio negócio ou trazer sucesso para um existente? Saiba que, para isso, é preciso investir em planejamento!

Empreender é o sonho de muitos trabalhadores modernos, principalmente em tempos de crise, onde as vagas no mercado de trabalho são mais escassas e há maior incentivo para que o cidadão se torne um empreendedor.

Segundo este relatório do Sebrae, existe uma alta taxa de mortalidade empresarial antes dos negócios completarem cinco anos de existência. Muito disso se dá por problemas como a falta de planejamento prévio, desafios com a gestão empresarial e alguns outros problemas.

Logo, podemos entender que investir em planejamento significa investir no seu negócio, pois, sem isso, não existe uma direção definida a ser seguida, mas caminhos aleatórios que podem resultar em jornadas circulares, que culminam justamente onde o negócio começou: o zero.

Indo além, podemos detalhar o que compõe esse planejamento e a importância da realização dessas etapas.

ENTENDENDO O MERCADO

Um empreendedor que não compreende a situação do mercado em que deseja atuar funciona de forma similar a um médico que não sabe os problemas do seu paciente, mas mesmo assim resolve operá-lo.

E, talvez, funcione. Entretanto, é um procedimento arriscado para as duas partes. Imagine se o paciente sofria apenas de gripe comum. O médico realizou um procedimento complexo que resolveria um problema de igual complexidade, mas o desafio real do paciente não foi resolvido.

Portanto, podemos entender que a atuação de um gestor que não compreende o seu mercado está limitada a alguns golpes de sorte.

O QUE SIGNIFICA ENTENDER O MERCADO?

Realizar um estudo de mercado significa descobrir se há demanda para os produtos ou serviços oferecidos, descobrir seus concorrentes e estudar seu posicionamento de marca, bem como aprender a se estabelecer na melhor posição, de acordo com a fatia do mercado a ser obtida.

A partir daí, podem ser realizados alguns estudos com base na concorrência, observando fatores de sucesso e falhas, além da compreensão do comportamento do público-alvo em comum, demanda da região em que irá atuar e tendências para os próximos anos; se há crescimento ou não.

É nessa etapa que serão estudadas as necessidades e os desejos dos seus clientes, a fim de atendê-los e atingi-los de forma direta e efetiva.

INVESTIR EM PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Além disso, é importante investir em planejamento financeiro, preferencialmente com a ajuda de um contador.

Isso evita surpresas desagradáveis causadas por imprevistos, despesas não contabilizadas, desperdício de recursos, etc.

O contador deve ser essencial durante todo o planejamento do negócio, pois, pode colaborar com dados que serão do interesse do empreendedor, além de proporcionar uma economia considerável de dinheiro e agilizar o processo de abertura de uma empresa. Com a ajuda desse profissional, você também saberá exatamente como preparar um plano de negócio eficaz.

Investir em planejamento financeiro também permite que você obtenha maior segurança com o seu negócio por vários anos, garantindo a estabilidade econômica que a sua empresa precisará para se manter de pé e obtendo uma grande economia com os impostos, podendo até recuperar o que foi pago em excesso na forma de recuperação de crédito tributário – algo bastante útil para negócios que já estão em atuação há algum tempo.

Conclusão

Quando um empreendedor não possui a capacidade de planejar corretamente, seu negócio sentirá as consequências em algum momento futuro. O tempo para que isso ocorra pode variar de acordo com cada empreendimento e alguns fatores externos incontroláveis.

Entretanto, uma coisa é certa: o planejamento é um dos alicerces que sustentam uma empresa e se faz imprescindível. Uma empresa bem planejada pode se manter de pé, mesmo com terremotos políticos e econômicos, enquanto continua a distribuir seus produtos e serviços sem perdas.

Agora você já sabe a importância de investir em planejamento para o seu negócio. Não deixe de aplicar as práticas aqui descritas e, em caso de dúvidas, converse com os contadores da Contec.

Nós podemos ajudá-lo a recuperar o rumo do seu negócio ou auxiliar na definição de um, caso você esteja começando.

Que tal descobrir se você está cometendo esses erros de gestão financeira?

Até logo e bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *