Consultoría Organizacional

Consultoria Organizacional

Desvende todos os segredos da consultoria organizacional!

Olá, somos a CONTEC – uma Empresa de Contabilidade em Ceres – GO. Hoje falaremos sobre todos os segredos da consultoria organizacional!

Nos dias de hoje cada vez mais empresas vêm procurando consultoria organizacional para ajudá-las a:

  • Diagnosticar problemas,
  • Implantar ações estratégicas para melhorias da instituição
  • Aumentar a produtividade
  • E assim conseguir efeitos positivos no empreendimento.

E o que é a consultoria organizacional?

Trata-se de um apoio para gestores, líderes e empresários, através de aconselhamentos e técnicas que visam decisões positivas e rentáveis para a empresa. Ela se realiza através de um consultor organizacional, que pode ser contratado efetivamente pela empresa ou prestar serviço a ela.

Com isso a procura por profissionais de consultoria vem crescendo no mercado, empresas os procuram com a expectativa de organizar e desenvolver cada vez mais seus empreendimentos.

E quais são os segredos de uma boa consultoria organizacional?

  • Análise e diagnóstico:

A primeira fase de uma consultoria de sucesso é uma vasta análise da empresa a ser tratada, cada uma tem suas características e particularidades. Sendo assim é preciso entender a fundo toda a dinâmica e falhas do empreendimento, para só depois propor soluções. O resultado de toda essa pesquisa é inserido em uma planilha de diagnóstico que irá mostrar o nível de maturidade do negócio, e as áreas que necessitam de maior intervenção.

A metodologia de SWOT trata-se de uma planilha, que sugere o índice de favorecimento ou falhas da empresa, ou seja, indicam quais são os pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades, essas análises e planilha, possuem o objetivo de entender e decidir quais passos devem ser tomados com relação a manobras e melhorias no negócio.

Para tal é preciso…

  • Encontrar o foco:

Depois de reunir todas as informações necessárias, é hora de entender por onde começar a consultoria, alguns setores importantes para se iniciar são:

  • Estratégias
  • Recursos Humanos
  • Finanças
  • Vendas

Vale observar que todos os pontos analisados dentro de uma empresa são importantes em uma consultoria empresarial, no entanto, esses quatro citados acima são os mais impactantes.

  • Cuidados com cada área.

Toda área dispõe de instrumentos essenciais para ajudar o consultor a realizar suas atividades, e mostrar para o cliente de maneira muito clara quais são os pontos a serem mudados, além de possibilitar o acompanhamento de pontos positivos nos resultados.

  1. Ao trabalhar com a área de estratégia, o consultor conta com toda sua especialização e experiência, e coloca todos seus esforços em manter o foco do empreendimento em metas com o propósito de atingir os objetivos de maneira favorável.
  2. Quanto maior desafio for na área de recursos humanos, maiores cuidados antes de propor melhorias, são recomendados, como: entender dados como o clima organizacional, demissões e admissões, avaliação do organograma, os planos de cargos e salários e de desempenho, podem mostrar pontualmente quais as melhores alternativas a seguir.
  3. A maioria das empresas que solicitam o serviço de um consultor organizacional tem problemas financeiros, nesse caso o consultor pode aplicar uma planilha de gestão financeira completa, simplificando e reunindo todas as informações necessárias como fornecedores, clientes, custos, investimentos. Com uma visão ampla dos aspectos financeiros a consultoria é levada a outro nível, assim, você quanto profissional poderá sugerir e alertar todos os pontos referentes a custos altos, lucratividade baixa, as necessidades do caixa e tudo relacionado às finanças da empresa.
  4. E por fim a área de vendas, que podem causar sérios danos implicando diretamente na saúde financeira da empresa, o esperado aqui pelo empreendedor é que o consultor reverta resultados negativos e melhore ainda mais os que já são positivos. Para isso a planilha de controle de vendas, é o principal instrumento de trabalho do profissional que pode avaliar a realidade das vendas mês a mês, e assim identificar problemas e aumentar as taxas de sucesso no setor.

Portanto, para que se comece pela área mais instável, o consultor deve usar como estratégia o uso da matriz GUT (gravidade, urgência e tendência), assim poderá ser mais eficaz e ágil nas providências a serem tomadas.

Finalmente após toda essa ampla pesquisa, análise de planilhas, identificação de prioridades, você deve traçar estrategicamente um plano de ação e colocá-lo em prática.

Essas são as principais ferramentas que um consultor pode usar para facilitar a realização de uma boa consultoria, então, utilize-as e obtenha muito sucesso!

E caso precise, entre em contato, nós podemos ajudá-lo com uma contabilidade lucrativa!

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by