Cases De Sucesso

Como sua empresa está sobrevivendo à crise?

Seu negócio está sobrevivendo à crise? Você está perdendo clientes ou dinheiro e não sabe como sair desta situação? Hoje preparamos três coisas para você observar quando seu negócio está em perigo.

Nós gostamos de falar sobre cases de sucesso e como ter sucesso nos negócios, mas a verdade é que muitas pequenas empresas estão agonizando em meio à resistente crise financeira que o nosso país vem atravessando nos últimos anos. Então, entender como reconhecer quando as coisas começam a dar errado é obviamente muito importante. A situação atual do seu negócio não é o fim do mundo… Pelo menos ainda não. Há sempre alguns passos que você pode dar para tentar “colocar o seu navio na rota novamente”.

Você está perdendo clientes?

Se você está percebendo que os clientes estão se afastando, pode ser uma coincidência – devido à crise – ou pode haver uma razão subjacente comum (ou várias razões). O melhor conselho que podemos lhe dar é, converse com cada cliente que cancelou contrato com você ou deixou de comprar de sua empresa. Faça isso na tentativa de saber por que eles estão deixando sua empresa e se a sua concorrência está oferecendo “maiores vantagens” com a mesma qualidade. Veja se você consegue oferecer algo razoável para salvar o relacionamento. Você pode, com esta atitude, manter um cliente que de outra forma, você já havia perdido.

Se não conseguir trazer o cliente de volta, no mínimo, você vai colher algumas informações valiosas a partir desta conversa, e estas informação pode salvar o seu relacionamento comercial com outros clientes. Isso pode ser a diferença entre ficar no negócio e fechar suas portas definitivamente.

Você está perdendo muito dinheiro?

Se a falta de dinheiro parece ser a única questão, você precisa reavaliar de forma muito séria suas despesas e seu fluxo de caixa. Peça ajuda externa se você não for tão bom com as finanças como você imaginou ser ao abrir o negócio. Seu contador pode te ajudar neste sentido!

Você precisará examinar as finanças da empresa toda semana, ao invés de mensalmente. Descobrir problemas antecipadamente pode fazer uma enorme diferença no seu caixa e na saúde financeira de sua empresa.  Pense, 10% de custos adicionais e desnecessários são mais fáceis de serem cortados do que 50% de prejuízo ao final de um exercício, e podem fazer uma grande diferença no saldo final em conta corrente.

Será que alterar a forma de recebimento dos clientes faz sentido para melhorar o seu fluxo de caixa e projeções financeiras futuras?

Além disso, uma supervisão mais rotineira de suas despesas pode ajudá-lo a determinar os serviços que são essenciais e o que você poderia diminuir ou eliminar, a fim de reduzir sua sobrecarga financeira. De repente mudar o seu plano de telefonia fixa para um sistema de VOIP para o seu tipo de empresa e atividade, pode ser o que fará total diferença ao longo de um ano em seu negócio.

Você está ficando para trás em habilidades, tecnologia ou visibilidade?

Pode ser tempo de realizar um grande check up interno em sua empresa. Você está apenas patinando? Um dos motivos pode ter sido apresentado a você quando resolveu conversar com seus clientes que estavam cancelando contratos contigo. Mas, se mesmo assim, sua empresa continua ruim, dê uma pausa e analise detalhadamente cada aspecto do seu negócio.

Você é um empreendedor dinossauro, que acha que o negócio tem que permanecer como há 40 anos atrás? Você não está sendo inovador o suficiente (porque sua concorrência provavelmente está, pode ter certeza)? Você parece arcaico?

Faça estas perguntas à alguns clientes confiáveis ​​e observe:

  • Você ainda é uma empresa de vanguarda para eles?
  • O que eles enxergam como o seu “elo perdido”?
  • O que eles gostariam que mudasse em seu negócio?
  • Eles se sentem totalmente conectados à você? Se não, então esses podem ser seus próximos clientes a te deixar.

Conclusão

Se o seu “navio está afundando”, isto é, se o seu negócio está indo por “água abaixo”, talvez não haja mais nada o que você possa fazer.  Mas em nossa modesta opinião, se desde que você abriu seu negócio, você ainda não se atentou para fazer uma renovação, uma reavaliação do seu mercado, nunca mais realizou uma pesquisa sobre as reais necessidades de seus consumidores e continua sendo pouco resiliente sobre as eventuais mudanças que se façam necessárias, então ainda há tempo para salvar sua empresa. Basta você mudar de atitude!

Como você pode fazer isso?

Comece colhendo alguns fatos e analise as pequenas coisas que você pode estar ignorando. Essas ações e como você irá reagir às informações que você for colhendo no sentido de mudá-las com garra e determinação, podem fazer a diferença e realmente salvar o seu negócio independente da crise.

Muito sucesso e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by