Motivar Uma Equipe De Vendas

O que você precisa para motivar uma equipe de vendas?

Muito se fala em bonificações e gratificações e obviamente isso não deixa de ser relevante, mas como empreendedor, você sabia que existem formas muito eficientes e de baixo investimento que são capazes de motivar uma equipe de vendas?

Pois é, no artigo de hoje você conhecerá como deve proceder para que toda sua equipe consiga diariamente ter bom êxito.

A motivação dos colaboradores não parte apenas do princípio do capital, da remuneração. Mas também é advinda de outras áreas como:

  • Reconhecimento.
  • Necessidade de integração.
  • Entendimento de sua utilidade.
  • Apreciação de seus serviços e habilidades.
  • Oportunidades de crescimento.
  • Sistema de recompensas.

Porém, é preciso antes de prosseguir, entender o conceito de motivar pessoas!

Motivar tem a ver em estar e ser disponível para ajudar os outros. Não tem a ver com medo de ser substituído e sim ter a preocupação de gerar bons resultados como um todo, pois a partir do momento em que o gestor entende que o negócio é o seu bem maior, ele dá total empenho, não mede esforços para engajar todos os funcionários de maneira que possam produzir MAIS e também MELHOR!

Segundo várias pesquisas já realizadas no campo empresarial, foi constatado que os colaboradores têm maior motivação quando percebem que realmente os gestores e líderes se importam e torcem por eles.

O colaborador sente necessidade de ser valorizado

Isso é natural. Quem não se sente confortável em trabalhar em um ambiente que permite crescimento profissional e pessoal? Um local onde se observa que as opiniões, ideias e experiências dos colaboradores são validadas?

É exatamente isso que todos desejam. Por isso, toda equipe de trabalho precisa:

  • Ser ouvida.
  • Ser compreendida.
  • Ser ajudada.
  • Qualidade de vida.

O ser humano se sente feliz em um ambiente equilibrado, e esse equilíbrio vem com a performance empreendedora. Ou seja, o líder entende que precisa APRENDER a ouvir seus colaboradores. Não somente fingir que escuta ou não valorizar o que dizem.

As empresas que mais possuem êxito são aquelas que sabem ouvir sua equipe, afinal, ela lida diariamente com as vitórias e fracassos do negócio e, portanto, tem a expertise em vários sentidos.

Muitas vezes essas equipes sabem até como melhorar uma situação, o grande problema é que não são ouvidas e não conseguem contribuir como gostariam, por simplesmente não terem essa oportunidade!

A partir do momento que se sentem compreendidas nesse sentido, consequentemente têm motivação para ajudar no que é necessário para o maior engajamento do negócio, seja para se empenharem mais com a produtividade, seja para resolver problemas recorrentes ou para trabalharem mais.

Quando a liderança demonstra efetiva preocupação com seus liderados, eles sentem estima e empatia e isso aumenta o grau de proximidade e estímulo para o bom desempenho do trabalho.

As pessoas não querem e tampouco gostam de serem tratadas como robôs, e um grande erro que os gestores cometem, se dá quando a chefia performa como se trabalhasse com máquinas, quando na verdade as pessoas sentem medo, cansaço, ansiedade, estresse – o que acaba por prejudicar a eficiência do trabalho das mesmas. Pessoas são humanos e assim como os líderes possuem limitações, os supervisionados também têm desgastes físicos, psicológicos e emocionais.

Motivar pessoas envolve forte integração com operações, atendimento de necessidades e demandas. Faz parte de descobrir ferramentas que de fato funcionam para o cotidiano, não se trata apenas de dizer: “faça isso ou aquilo”, mas de mostrar, ensinar e estimular para que o trabalho seja bem-feito.

Também requer que o líder descubra o talento de cada pessoa, de forma a integrar e alocar esse indivíduo no ambiente onde ele possa trazer mais resultados. Só dessa maneira é possível ter vendedores mais motivados e conscientes dos seus valores pessoais e profissionais.

Entendeu o que significa motivar uma equipe de vendas? Que tal começar a fazer a sua parte, fazendo algo diferente hoje mesmo com a sua?

Pense nisso e até a próxima!

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