Erros Que Devem Ser Evitados

6 erros mais comuns que devem ser evitados em uma empresa

Em uma empresa que busca o sucesso, cometer erros é uma coisa que pode ameaçar e muito seus objetivos.

Por isso, hoje nós vamos te mostrar os 6 erros mais comum que devem ser evitados em uma empresa.

          1-Subestimar o Plano de Negócios

O primeiro grande erro cometido por um empreendedor é deixar de lado a elaboração de um planejamento estratégico de sua empresa. Isso é um grande erro, porque não projetar ao menos para se ter uma noção básica do futuro do negócio é algo que atinge de forma muito negativa todas as áreas da empresa.

O plano de negócio não é algo útil somente quando o empreendimento está começando, ele tem que ser utilizado constantemente, sofrendo alterações constantes.

Por isso, ainda que sua empresa esteja a pleno vapor, nunca é tarde demais para fazer um planejamento.

          2-Não estudar o mercado

Quando você estiver acompanhando o setor em que está atuando, precisa olhar para 3 pontos:

  • Cliente;
  • Concorrência;
  • Fornecedores.

Em primeiro lugar, você tem que conhecer bem o seu cliente e se atualizar, pois seu comportamento muda com muita velocidade. Depois, faça constantes análises de seus concorrentes. Para encerrar, mantenha bem estreito o seu relacionamento com os fornecedores, nunca dependendo apenas de um.

           3-Não possuir um sistema de gerenciamento

Esse aqui é um erro terrível, simplesmente porque um sistema de gerenciamento é o que norteia toda a organização. Para que seja possível se desenvolver com segurança, você precisa conhecer cada detalhe relacionados às operações a aos processos que moldam o seu negócio.

Isso quer dizer:

  • Volume dos produtos em estoque;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Custo que o estoque representa para a empresa;
  • Quanto os sócios estão recebendo;
  • Entre tantas outras coisas importantes.

Essas informações são estratégicas para o negócio. Ter conhecimento sobre esses dados aumenta de maneira perceptível a visão que você terá dos erros e das oportunidades, fazendo com que seja possível corrigir o rumo que a empresa está trilhando.

           4-Não ter conhecimento do estoque de mercadorias

Existem dois motivos que tornam a falta deste conhecimento um erro:

  • Acabar vendendo para o cliente algo que não está disponível no momento;
  • Desperdício de dinheiro com armazenamento completamente desnecessário.

Muitos produtos têm suas datas de validade. Se no seu estoque existem muito produtos que estão perto da data de vencimento, então está na hora certa para fazer uma promoção. Se não fizer isso, terá que pagar armazenamento para produtos que já estão fora do período de validade, logo, não servem para nada.

Outro caso muito comum que prejudica a empresa é ter um grande número de produtos iguais. Talvez tenha armazenado em seu estoque muitos produtos que quase não saem.

O estoque está entre os principais gastos das empresas e isso reflete diretamente no preço do produto na prateleira. Preste mais atenção neste setor.

           5-Não realizar o fluxo de caixa

Faças as seguintes perguntas a você mesmo e tente respondê-las:

  • Quanto você recebeu de dinheiro no seu caixa hoje?
  • Esse dinheiro veio das vendas ou foi um aporte de investimentos?
  • E quanto saiu?
  • O valor que saiu, foi direto para pagamento de contas, para devoluções a clientes insatisfeitos ou para remuneração dos sócios?

Se você não pode responder a nenhuma dessas perguntas, está mais do que na hora de realizar seu fluxo de caixa. Além de ele te oferecer um controle da movimentação do capital da organização em detalhes, ainda pode te indicar dados estratégicos.

         6-Não contratar bons funcionários (nem investir neles)

No momento em que formar o time de sua empresa, precisa ficar atento às pessoas que são qualificadas e que se mantenham sempre dispostas a trabalhar e tornar o ambiente de trabalho um lugar mais agradável.

Tendo está equipe, entra a necessidade de investir em capacitação para esses profissionais e melhor as condições de trabalho, afinal, nada mais positivo do que valorizar seu colaborador.

Agora que já sabe os erros mais comuns cometidos em uma empresa, nada de cometê-los mais!

Qualquer dúvida fale com a gente!

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *