Pequenas E Microempresas

6 dicas importantes para o crescimento de pequenas e microempresas

Nenhum empreendedor de sucesso começou de cima, todos começaram com um sonho e um pequeno negócio. Fazer com que um empreendimento cresça não é nada fácil, exige muito tempo e esforço. Isso traz muitas vezes frustração por não ver resultados imediatos.

A primeira coisa a se fazer é colocar na cabeça que, resultados satisfatórios demoram a aparecer, e ter paciência nessas horas ajuda bastante. A segunda é aprender com quem já passou por essa situação e venceu, adaptando as dicas há sua realidade.

Crie suas metas e as divida em curto, médio e longo prazos, assim o sentimento de frustração será menor com a demora nos resultados. Definir objetivos te ajuda a não ”caminhar no escuro” e correr o risco de falir antes de começar a lucrar. Uma base sólida ajuda a manter de pé o sonho.

Confira agora algumas dicas para fazer seu negócio alavancar.

Equilibre as finanças

Defina suas prioridades e corte despesas inúteis. Tenha uma planilha para registrar pagamentos e recebimentos, planeje um fundo de caixa e use-o para basear tudo que envolve investimentos e compras.

Mantenha seu capital de giro sobre controle, ele é fundamental para evitar o descumprimento de pagamentos e preservar a firmeza nos prazos relacionados às contas. Tente ao máximo também, não desperdiçar nada.

Valorize quem te ajuda a crescer

Os funcionários estão lidando diariamente com seus clientes, auxiliando e formando a opinião dos mesmos. O vínculo estabelecido  entre ambas as partes decide uma fidelização ou não.

Por isso mantenha seus funcionários felizes. Um estudo mostra que, colaboradores satisfeitos com seu trabalho são mais produtivos. Então crie motivações para eles, como premiações, funcionário do mês etc… Seja criativo e terá um retorno positivo.

Tenha metas mensais

Os lucros fazem a instituição financeira crescer e evoluir, então incentive a lucratividade em sua empresa. Delegue metas e objetivos aos funcionários, não se esquecendo de oferecer uma premiação aqueles que conseguirem atingir as metas, isso dará um ”gás” no ânimo deles.

Evite ao máximo os desperdícios em todas as áreas da empresa, ela deve funcionar perfeitamente e controlando o estoque, você resolve esse problema.

Não plagie a concorrência

Conheça seus rivais, mas nunca plagie seu modo de agir ou tente imitar alguma ideia. Não plagie, crie uma  solução inovadora, que seja melhor e mais original. Saiba e realize o desejo do cliente que ele irá te procurar, ser criativo faz a diferença no mercado.

Satisfaça seus clientes e eles voltarão

Cordialidade, respeito, compreensão e um serviço de qualidade, fazem toda a diferença na hora de tratar um cliente. Por isso manter  seus funcionários preparados e motivados é tão importante, eles é quem estarão em contato direto com o público.

Tenha uma caixinha de elogios e reclamações, pode ter certeza de que se o cliente amar o atendimento ele irá dizer,  se odiar com certeza também irá opinar. Você pode também fazer um cartão fidelidade, normalmente os consumidores adoram isso.

Tenha internet wifi para os clientes

A fidelidade  de um cliente não gira apenas em torno de como ele se sente no local, também conta a qualidade do serviço, o ambiente, atendimento e até mesmo a música de fundo. É muito importante também se lembrar que todo mundo hoje em dia prefere um local com internet sem fio.

Ter acesso a internet wifi para os consumidores também faz diferença, já que hoje em dia todos estão conectados o tempo todo em suas redes sociais.

Crie uma página do seu estabelecimento no Facebook e assim os clientes poderão avaliar e indicar para os amigos e familiares o seu serviço.

Isso vai aumentar significativamente os seus lucros. Não pense em itens desse tipo como gasto, lembre-se que é um investimento que lucrará em longo prazo.

Com essas dicas com certeza seu negócio irá deslanchar de vez, faça uso delas e boa sorte!

Até breve!

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