Produtividade

5W2H : 07 dicas para alavancar a sua produtividade empresarial

Buscar a produtividade empresarial no mundo dos negócios, se torna uma necessidade para os empreendedores. Isso porque não basta apenas querer inovar, tem que trazer meios e técnicas de auxílio à gestão, para cada vez mais estruturar a sua empresa.

São inúmeras as técnicas de controle empresariais para buscar a melhor gestão dos recursos nos diversos ramos de empreendimentos, no entanto, uma técnica muito utilizada, chamada de 5W2H, vêm propiciando melhores condições e alavancando a produtividade setorial de todas as organizações que aderem à mesma.

Mas você já conhece o 5W2H? Sabe quais os benefícios que este tipo de apoio à gestão pode trazer para o seu empreendimento?

Então fique atento que este artigo trará todas as informações necessárias de como você pode fazer seu negócio crescer cada dia mais com esta técnica.

Mas afinal, o que é o 5W2H?

Muito utilizado em empresas americanas e explorado no mundo inteiro devido à alta produtividade que gera, o 5W2H consiste num check-list de atividades específicas e que se planejadas de modo estratégico, visa garantir o desenvolvimento das atividades, processos e tarefas envolvidas num projeto com maior clareza e eficiência.

  • 5W = What / Why / Where / When / Who – (O que, porque, onde, quando e  quem)
  • 2H = How / How much – (como e quanto)

São as perguntas chaves a serem respondidas nesse check-list de apoio à gestão.

Alavancando a produtividade setorial em 7 passos

Como modo estratégico de busca por melhor desempenho e produtividade nas execuções, utilizar os 7 fundamentos do 5W2H é um dos modos mais práticos de alcançar a maximização dos resultados.

Respondendo às questões chaves, tempo e esforços são poupados, logo essa conquista é revertida em maior ganho de produtividade.

Passo 01 – 1º W – What – “O que” deve ser feito?

Deixar bem definido o quedeve ser feito é o primeiro passo dessa estratégia de gestão.

Isso porque não deixar claro esse primeiro ponto  faz com que  fique aberto todas as demais questões quanto a organização do projeto, implicando principalmente em perda de tempo e atrasos.

Passo 02 – 2º W – Why – “Por que” deve ser feito?

Definir o motivo que leva à produção desta parte do processo é questão à ser respondido nessa etapa do controle do projeto. O gestor consegue através de especificação clara e objetiva, identificar qual a necessidade de aplicação desta técnica.

Passo 03 – 3º W – Where – “Onde” será feito?

Definir “onde será feito é importante para direcionamento da equipe,  minimização dos recursos necessários e menor riscos de perdas de tempo por mal planejamento dos recursos.

Passo 04 – 4º W – When – “Quando” será feito?

Definir o prazo para início e finalização de qualquer projeto, é fundamental para que o mesmo seja bem-sucedido. Então Quando isso será feito, é uma pergunta fundamental para o planejamento dos recursos necessários para execução. Portanto, esta etapa se aplica juntamente com o cronograma das atividades para melhor desempenho do projeto.

Passo 05 – 5º W – Who – “Por quem” será feito?

“Quem” serão os responsáveis pela execução de cada etapa do projeto? Deixar definido quais as pessoas importantes em cada etapa do processo também evitam falhas e desperdícios de tempo nos processos.

Passo 06 – 1º H – How – “Como” será feito?

Nesta etapa define-se como será feito o projeto e processo e de que modo o planejado será executado.

Passo 07 – 2º H – How Much – “Quanto” irá custar?

Definir qual o valor envolvido no processo é importante para saber os custos e dessa forma se criam meios de controle.

Logo, utilizar a metodología 5W2H é importante para se ter controle das atividades e recursos necessários através de um planejamento estratégico.

Agora que você já sabe como funciona o 5W2H, então, mãos à obra e rumo à maximização da produtividade da sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by