Empreender Com Sucesso

4 dicas de como empreender com sucesso

Qual o segredo para empreender com sucesso?

Há quem diga que o empreendedorismo é uma habilidade nata, e que somente as pessoas que possuem esse “dom” podem abrir uma empresa e obter o sucesso.

Por mais que habilidades natas façam alguma diferença no início de qualquer operação, independentemente da finalidade, o que realmente faz a diferença na hora de abrir uma empresa e mantê-la são as capacidades de adaptação e gestão que o empreendedor precisa mostrar.

Na prática, alguém que deseja ser um empreendedor e abrir uma empresa, mas não busca o aprimoramento constante e a aquisição de novas habilidades que o ajudarão a administrar o novo negócio, não obterá muita eficiência e nem será capaz de obter lucro.

Hoje, vamos tratar de algumas dicas de como empreender com sucesso.

1 – CONHEÇA O MERCADO PARA EMPREENDER COM SUCESSO

Essa é uma dica quase padrão de todo guia para a abertura de empresas ou desenvolvimento das habilidades de empreendedorismo. No entanto, nunca deixa de ser um lembrete válido e atual.

É preciso conhecer bem o mercado e levantar o máximo possível de informações sobre o público-alvo que você deseja atingir com seus produtos ou serviços, bem como reunir diversos dados sobre a região em que você pretende abrir a sua empresa.

Independentemente de faixa etária, dados demográficos, etc, a conclusão ainda será a mesma: quanto mais informação, mais exata será a sua abordagem e, por consequência, mais fácil será a captação de clientes para o seu novo negócio.

Para realizar essa etapa, algumas buscas no Google, somadas a uma pesquisa com o possível público-alvo na região a ser atendida, e a observação da concorrência devem bastar. Será preciso trabalhar duro, mas os dados obtidos servirão de grande ajuda para manter o seu negócio estável por vários anos.

Às vezes, é possível que já exista uma quantidade considerável de dados secundários na internet, algo que tornará o processo de pesquisa muito mais fácil e poderá, inclusive, dispensar algumas tarefas, como pesquisas qualitativas e quantitativas.

2 – DOCUMENTOS NA MÃO

Se possuir conhecimentos sobre o mercado e a economia é relevante, possuir toda a documentação em mãos o mais rápido possível é tão importante quanto. Isso porque, geralmente, o processo de abertura de uma empresa pode levar um longo tempo e resultar em atrasos que poderão comprometer as previsões iniciais da empresa e colaborar para a geração de problemas futuros.

Entretanto, é preciso ter bastante atenção a esta etapa, já que não possuir qualquer um dos documentos exigidos pela lei será o bastante para encerrar as atividades do negócio e acarretar multas – que podem ser severas.

A aquisição de toda essa documentação pode ser facilitada de uma forma bastante simples. Basta que o empreendedor contrate os serviços de um contador especializado no seu ramo de atuação para, dessa forma, agilizar o processo de abertura e auxiliar no controle dos desafios.

A documentação inclui:

  • Contrato social;
  • CNPJ;
  • Alvarás de funcionamento;
  • Inscrição na Secretaria da Fazenda;
  • Registro na Previdência Social;
  • Autorização para a emissão de notas fiscais.

E, dependendo do tipo de negócio, outros documentos deverão se fazer necessários, além das variações de estado para estado. De qualquer forma, a melhor opção é consultar o contador.

3 – SE ANTECIPE AOS DESAFIOS

Como o próprio nome sugere, imprevistos são desafios que acontecem sem qualquer aviso prévio. Entretanto, é comum que consideremos como imprevistos alguns erros que poderiam ser muito bem evitados, caso a atenção direcionada a certas tarefas fosse um pouco maior. É claro que nem tudo pode ser antecipado, contudo, a criação de um hábito de prevenção é algo extremamente benéfico para qualquer empreendedor que deseje empreender com sucesso.

Parte dessa tarefa inclui a ciência de que, talvez, será preciso investir um pouco mais que o orçamento inicial. Mas, isso não significa que, ao estourar o orçamento, tudo esteja bem. É importante conhecer as causas desse tipo de fenômeno e compreender as formas de se prevenir.

4 – ESPECIALIZE-SE

A especialização é a melhor arma para combater a falta de conhecimento em determinadas áreas e garantir que os processos da empresa corram da forma correta e esperada. Um gestor que deseja empreender com sucesso precisa estar sempre se atualizando, adquirindo novas experiências e aprendendo com seus erros.

Mesmo assim, é importante que você escute os seus clientes que já estiverem testando seus produtos ou serviços. Dessa forma, você conseguirá obter maiores informações sobre seus serviços que, às vezes, não conseguiria perceber sozinho.

E essas foram as 4 dicas para ajudá-lo a empreender com sucesso. Aplique o que você aprendeu e garanta o desenvolvimento do seu novo negócio!

Descubra como as empresas fazem para administrar seus negócios com excelência!

Em caso de dúvidas, você pode sempre entrar em contato com a Contec. Será um prazer ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by