Saude Financeira Empresa

Você realmente sabe como anda a saúde financeira da sua empresa?

Existe um caso onde uma determinada empresa, que por ética será intitulada ‘Empresa X’, que tinha tinha um funcionário para ajudar na parte financeira. Porém, para pagar menos ao funcionário, o dono escondia algumas altas vendas feitas e saídas ou retiradas do caixa. Como você pode imaginar, o resultado não era bom. Isso porque não existia realmente um controle financeiro. Tudo era manipulado, logo, esta empresa acabou por falir.

Para ter uma boa saúde financeira em sua empresa é importante que você não esconda nenhum dado da sua gestão financeira ou para você mesmo (caso seja você quem faça os relatórios).

Os resultados dos relatórios te darão uma direção do que você deve fazer: se deve procurar ajuda e mudar os hábitos ou continuar a investir em algo que está dando resultado.

Veja agora alguns passos para descobrir como anda a saúde financeira da sua empresa!

Definição de Contábil e Financeiro

A parte financeira verifica o fluxo de caixa, ou seja, as entradas e saídas para se chegar a um determinado resultado. Veja abaixo os passos:

  1. Entradas de Operações – valores que recebeu em suas vendas ou serviços;
  2. Custo variável – valores que gastou, mas não são fixos. O gasto com fornecedor, por exemplo, não é fixo. Ele depende de um volume de demanda.
  3. Resultado bruto – será o resultado do cálculo dos tópicos: 1 – 2 = 3, ou seja: Entradas – Custos = Resultado Bruto.
  4. Despesas com operações – São os gastos fixos: salário dos funcionários, aluguel, propaganda, beneficios da equipe e etc.
  5. Resultado de operações – são calculados os tópicos: 4 – 3 = 5, ou seja: Despesa – Resultado = Resultado de Operações.
  6. Entradas não operacionais – o que não foi com vendas da sua equipe, não veio da operação.
  7. Despesas não operacionais – despesas que não têm relação com a operação.
  8. Geração do caixa – é o resultado real da sua empresa, tirando todos os custos com sua equipe. É importante que seja feito mensalmente e no final do ano tenha um relatório contabilizando todos os meses.

Criando uma planilha com essas informações, você terá um controle financeiro muito maior sobre a sua empresa e vai saber em que direção seguir para melhorar os lucros e obter resultados de sucesso.

Na parte contábil, você fará os cálculos de todos os impostos que sua empresa tem que pagar. A contabilidade da empresa tem relação com regularidade junto ao fisco e complementa a parte financeira. É essencial que você ande de forma legal perante aos órgãos reguladores, pagando todos os seus impostos.

Planejar e decidir

Considerando todas as informações acima, é importante que você, com base na sua saúde financeira, se planeje e decida qual rumo tomar diante da situação. Existem vários fatores a se considerar, mas para se guiar melhor veja três impactos positivos e negativos a serem avaliados.

Impactos positivos na saúde financeira:

  • Reduções de materiais excedentes e diminuição de estoques parados, por possuir um número maior de vendas;
  • Diminuição dos prazos de vendas, pelo fato de um número maior de clientes estarem pagando à vista;
  • Ter novas entradas no fluxo de caixa, por possuir novos sócios que investem ou até mesmo por vendas de maquinários parados.

Impactos negativos na saúde financeira:

  • Aumento do estoque, por ter baixa demanda e produtos sobrando;
  • Aumento de clientes devedores, por ter grandes prazos e clientes que não pagam à empresa.
  • Ter retiradas frequentes dos sócios no caixa da empresa, prejudicando o fluxo de caixa.

É importante que isso seja seguido seriamente. Se o gestor não tem noção de saídas feitas do caixa ou não controla essas retiradas ou as entradas, o negócio está fadado ao fracasso.

Muitas empresas caem por isso e poucos empreendedores sabem como fazer uma boa gestão financeira de sua empresa, porque não levam em conta esses fatores que apesar de ‘pequenos’ são muito importantes.

Mude sua visão empreendedora, cuide adequadamente do financeiro de sua empresa e trace boas estratégias!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *