Empreender

Para a construção de uma empresa sólida é necessário paciência e aceitação

Pare e pense: você sabe realmente o que é empreender?

O que significa sucesso para você? Essas são as perguntas que devem ser respondidas a si mesmo por um empreendedor. Afinal, como diz Lewis Carroll, quem não sabe para onde deseja ir, qualquer caminho serve.

Você já deve ter ouvido várias vezes a frase acima, mas admita a si mesmo que quase não parou para pensar na importância que ela tem, principalmente na sua vida profissional.

A verdade é que, atualmente, pelo alto número de informações que os empreendedores recebem no dia a dia, acaba não definindo metas claras por querer alcançar várias delas ao mesmo tempo e deixar de lado a paciência.

Logo, desvia-se de seu caminho várias vezes e acaba não alcançando nada, principalmente em negócios que estão começando.

Qual é o perfil de um empreendedor de sucesso?

Um empreendedor é aquele que monta o seu próprio negócio, identificando as oportunidades e as transformando em lucros de forma criativa e estratégica.

Não basta abrir um negócio, tem que saber qual é seu diferencial. É claro que, com a crise, muitas pessoas estão optando por ter sua própria empresa (que em alguns casos acaba sendo mais lucrativo) e trabalhar com suas próprias regras.

Um empresário deve levar em conta que, por este fato, existem cada vez mais empresas abertas que procuram apresentar diferenciais.

Uma das definições de empreendedorismo é quando uma pessoa sai do sonho/ desejo e inicia algo novo que ninguém mais vê, a não ser ele mesmo. Essa descrição foi feita de forma mais detalhada por Joseph A. Schumpeter em seu livro “Capitalismo, Socialismo e Democracia” de 1942.

Sobre o sucesso empresarial…

O sucesso no mundo dos negócios, de forma bem resumida, é quando um empreendedor alcança os seus sonhos e objetivos estabelecidos previamente, ou seja, que tenha retorno dos seus investimentos de forma que traga satisfação e obtenção das metas traçadas por sua organização.

Agora, com certeza, faz mais sentido para você a frase no início deste artigo. Se você ainda não entendeu a relação, veja abaixo uma explicação mais clara!

Para alcançar uma meta, obviamente, é necessário que a mesma seja traçada e é aí que esse tópico se converge com a segunda pergunta feita no começo do artigo.

Se você obteve retorno esperado dos seus investimentos através do seu negócio, você é um empreendedor de sucesso, mas, aumente (de forma alcançável e realista) os seus objetivos para chegar mais longe.

E as qualidades de um empresário de sucesso?

Para que você inove, crie e seja um referencial em seu ramo é imprescindível que você possua duas das qualidades mais importantes de um empreendedor: resiliência e perseverança.

Apesar dessas duas palavras terem significados parecidos, possuem sentidos diferentes para se aplicar a um empreendedor.

A resiliência se trata de algo que consegue voltar a sua forma original mesmo depois de ser deformado. Na vida empresarial, isso se aplica a manter a motivação e foco independente dos problemas e obstáculos. É ‘cair’ e conseguir se levantar, voltando ao mesmo estado emocional de quando iniciou.

A perseverança se trata de não desistir facilmente. Na vida de empreendedor, se configura em continuar tentando e não desistir das metas.

Algo que você deve pensar é: ninguém terá sucesso na primeira vez que exercer alguma atividade e se desistir em seu primeiro obstáculo, não terá chances de conseguir o retorno de seus projetos.

Quando se trata de inovar é importantíssimo que o empreendedor tenha paciência para divulgar e vender, usando de diversas estratégias até conseguir achar a que mais se adequa a sua organização.

Você se identificou com esse artigo? Já sabe qual tipo de empreendedor você é? Conte-nos sobre isso nos comentários ou mande sua história e dúvidas em nossas redes sociais.

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *