Capital De Giro

Capital de Giro: Dicas infalíveis de gestão

Qualquer empreendedor sabe que o sucesso do seu negócio está intimamente ligado a saúde financeira do mesmo. Logo, se as finanças não vão bem, os investimentos ficam prejudicados e as dívidas tendem a aumentar, afundando a empresa. O pior é que muitas vezes isso acontece pelo simples fato de que o empreendedor não conhece a importância do capital de giro.

Além disso, boa parte das falências declaradas por empresas de pequeno e médio porte, se dá pela falta do capital de giro, pois não existe reserva para os momentos de necessidade. Isso vale até mesmo para as empresas que têm boa lucratividade pois os imprevistos acontecem e sem uma boa reserva qualquer um está sujeito ao pior.

Então se você quer saber mais sobre o que é o capital de giro, para que ele serve e como gerenciá-lo adequadamente, continue lendo esse post e descubra.

Mas afinal, você sabe o que é capital de giro e para que serve?

O capital de giro nada mais é do que o valor reservado pela empresa a fim de manter as suas despesas diárias. O valor é a diferença entre os valores disponíveis e as contas a pagar, sejam elas fixas ou variáveis.

Em outras palavras, então, o capital de giro é uma reserva de recursos que tem como propósito atender as necessidades financeiras do empreendimento e se encontram tanto nas contas a receber quanto no caixa, nos estoques ou na conta bancária da empresa.

Vale lembrar ainda que o capital de giro se difere do capital fixo, que é o valor destinado a compra de instalações, máquinas, equipamentos e demais itens do ativo imóvel da empresa.

O risco do capital de giro está no seu mau gerenciamento, pois quando isso acontece o empreendedor se vê obrigado a apelar para empréstimos, gerando uma nova dívida para cobrir uma dívida anterior, ficando vulnerável aos mais variados termos de acordos.

Mas então, como administrar o bem o capital de giro?

Primeiramente é importante conhecer bem os processos que o seu empreendimento envolve para ter a real dimensão dos valores em questão. Para aumentar o capital de giro, a análise do empreendimento também é necessária pois fica mais fácil identificar onde você pode, ou não, cortar despesas.

Então veja mais algumas dicas para gerenciar o seu capital de giro.

 

  • Atenção ao caixa

 

A melhor estratégia é sempre comprar tudo à vista e com uma boa programação. Isso é possível e otimiza o dinheiro em caixa que a empresa possui pois é provável obter-se descontos nesta forma de pagamento.

  • Atenção aos financiamentos

Muitas empresas acabam tendo que apelar à financiamentos e empréstimos bancários a fim de saldar suas dívidas, e isso sempre tem um custo. Então o melhor é sempre utilizar esse valor para comprar mercadorias à vista, a fim de obter um desconto, evitando ao máximo usar essa fonte para o pagamento de dívidas.

 

  • Atenção com as contas a receber

 

Todo empreendedor sabe que vender somente à vista é o mesmo que espantar os clientes. Entretanto, quando bem administradas, as contas a receber podem não ser um problema, desde que o empresário saiba como levar e tenha como bancar o cliente até a entrada do pagamento.

  • Atenção ao estoque

Sim, o lucro de uma empresa entra através das vendas, correto? Então um estoque mal planejado pode ser sinônimo de capital de giro imóvel.

Sendo assim o controle do estoque é essencial para a boa gestão do capital de giro, principalmente quando falamos de produtos com validade determinada ou perecíveis.

Conclusão

O capital de giro pode ser usado para investimentos, melhorias, aquisições de bens e serviços. Se bem utilizado, a empresa pode crescer gradativamente, mudando seu patamar visivelmente aos olhos do mercado.

Você empresário, deve sempre estar atento às oportunidades que surgem no dia a dia, e se sua empresa tiver este recurso do capital de giro à disposição, você pode e deve aproveitar a disponibilidade desse capital e sair à frente dos seus concorrentes que não administram bem estes recursos.

Então, conseguiu entender que a receita para ter um empreendimento de sucesso é a boa gestão do capital de giro ?

Nós da Contec Gestão Contábil e Empresarial podemos lhe ajudar a manter a eficiência financeira do seu negócio. Venha tomar um café conosco e vamos conversar mais sobre capital de giro. Temos certeza que você vai se surpreender com o que podemos lhe mostrar sobre o que fazer se você administrar bem o capital de giro de sua empresa.

Estamos esperando por você,

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *